Blog

A cada dois dias, novo conteúdo para você ir descortinando os mistérios do escrever bem!

A Questão de Redação do Enem passou, já é hora de começar a pensar em novos desafios!

Descanse um pouco da nossa disciplina e comece a planejar novos estudos. Aproveite para focar nas outras demandas acadêmicas e colocar em dia as leituras de bom nível. Esteja, desde já, atento(a) aos detalhes que diferenciam o seu projeto de vida escolar. Lembre-se sempre de que você, em futuras questões de Redação, continuará sendo avaliado(a)…

Antes avião do que foguete

Calma, não queira “virar” bom escritor da noite para o dia. A maturidade linguística estará a caminho em um processo que para alguns é longo, para outros, nem tanto. Faça a analogia com a decolagem de um avião: para voar, precisa taxiar na pista antes de empreender grande velocidade e chegar às alturas. Já o…

Você conhece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo padrão?

Conhecer a estrutura básica de um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas é fundamental à emissão de uma tese (opinião sobre determinado assunto) e a sua defesa ao longo da composição. Observe o que se espera do seu texto dissertativo quanto ao aspecto estrutural: Introdução [tese do texto + apresentação dos argumentos (na ordem crescente de…

O que é texto?

Apesar de a definição de texto ser bem mais abrangente – toda unidade de comunicação, oral ou escrita, elaborada por um emissor, que contenha mensagem a ser enviada a um destinatário –, vamos nos ater, em nome da objetividade, à produção linguística escrita em determinado contexto a respeito de certo assunto e com um objetivo…

Conheça as provas anteriores

Procure conhecer o estilo da prova que você deverá enfrentar. Esteja ciente dos detalhes que diferenciam a sua prova das demais. Para isso, leia com muita atenção o Edital e o Manual do Candidato a ser adquirido com a confirmação da sua inscrição. Importante também será considerar as últimas tendências da comissão responsável pela elaboração…

Simplicidade é virtude!

Sim, especialmente em textos dissertativos, simplicidade é virtude! Uma redação de vestibular, concurso ou Enem deve dar o seu recado na medida certa, sem digressões nem excessos. Não confunda, entretanto, simplicidade com pobreza de ideias, pois enquanto esta denigre o texto, aquela torna-o virtuoso pelo fácil entendimento que proporciona ao leitor. Aqui vão algumas dicas: busque…

Amontoado de ideias não é texto!

A palavra texto vem do latim “textus”, que significa “tecer”, “entrelaçar fios”. Associe o seu projeto de redação à imagem de um tapete a ser tecido com o entrelaçamento de inúmeros fios coloridos que, devidamente cruzados, possam formar os nós que lhe darão forma, cor e tensão. Ora, assim como fios soltos sobre a bancada…

Calma, você chega lá!

Não queira tornar-se bom(boa) escritor(a) da noite para o dia como que em passe de mágica. A maturidade linguística estará a caminho em um processo que, para alguns, poderá parecer longo e penoso demais; para outros, nem tanto. Encare cada deslize observado pelo professor como nova oportunidade de retificação da aprendizagem. Não admita, entretanto, repetir…

Tudo pela linguagem

A linguagem é o código por meio do qual as ideias do emissor chegam ao receptor e por ele são entendidas. Quando se trata de dissertação, a formalidade impõe-se. As gírias e os clichês, portanto, devem ser evitados. A clareza deve ser buscada com construções frasais simples, preferencialmente na ordem direta e com vocabulário preciso.…

Você está “antenado(a)”?

Estar “antenado” significa ser participativo(a) e estar atento(a) à realidade do  seu contexto socioeconômico.  Sim, a começar pelo da família, passando pelo do seu bairro, da sua cidade, do estado e país até chegar à leitura diária da conjuntura internacional. Seja questionador(a), não aceite a realidade dos fatos sem antes refletir e perguntar a si próprio(a) se…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.