Blog

A cada dois dias, novo conteúdo para você ir descortinando os mistérios do escrever bem!

Frases siamesas, por que evitar

Frases siamesas são as que estão juntas quando deveriam estar separadas pela inadequação no emprego de  conectores e sinais de pontuação. Exemplo: Estou indisposto faltarei ao jantar irei ao hospital. Comentário: veja que nessa construção há três verbos – Estou,…

Frases fragmentadas, prejuízo certo ao texto

Quando você pontua uma oração subordinada ou uma simples locução como se fosse uma frase completa, a argumentação fica comprometida pela quebra da linha de pensamento. Ora, se a oração é subordinada, deve estar atrelada a uma principal, sem a qual…

Considere a semântica das preposições

Cada preposição, conforme esteja sendo empregada no texto, atribui diferente sentido ao encadeamento da linha de argumentação. Observe, no quadro abaixo, exemplos de frases com variados empregos de preposições essenciais iniciadas com a letra “d” e constate os efeitos provocados em…

Tire o melhor proveito possível das preposições

As preposições, como você já sabe, estabelecem relações de sentido entre vocábulos de uma oração e entre orações, períodos e parágrafos de um texto. É sempre bom lembrar que as preposições são invariáveis e não exercem funções sintáticas. Entre as…

Cuidado com a palavra “mesmo(a)”!

Não seja traído(a) pelo que você ouve na televisão com relação ao emprego da palavra “mesmo(a)”. Atente para as situações nas quais será possível empregá-la com segurança: modificando os pronomes eu, tu, nós e vós: Eu mesma já o havia aconselhado!…

Exemplos de emprego de verbos no infinitivo

Emprego do Infinitivo Formas Situações: quando a ação… Exemplos Impessoal …for atinente a qualquer pessoa. Dormir pouco gera ansiedade.       Pessoal não-flexionado …indicar ações genéricas. Nadar faz-me feliz. …equivaler a um imperativo. Sossegar! Durma, já é tarde. …formar…

Dê atenção aos conectores

Observe o seguinte fragmento: A leitura é fundamental ao desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes, pois a sua prática, se adquirida logo na primeira infância, tem grandes chances de aguçar o senso crítico dos jovens. Em vista disso, as escolas…

Articule as suas ideias

Imagine um braço e antebraço sem o cotovelo. Haveria, sem dúvida, o comprometimento da funcionalidade do membro superior por absoluta falta de articulação entre essas duas importantes partes do corpo humano. Não basta, portanto, que existam as partes, é preciso que…

Fuja da linguagem carregada de negativismo

Procure dissertar por meio de linguagem predominantemente afirmativa a respeito de determinado assunto. Dissertar pelo avesso, ou seja, em função do que você não pensa sobre certo tema, é correr o risco de tornar o texto pesado pela contaminação da carga…

Carregando…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.