Blog

A cada dois dias, novo conteúdo para você ir descortinando os mistérios do escrever bem!

Tire o melhor proveito possível das preposições

As preposições, como você já sabe, estabelecem relações de sentido entre vocábulos de uma oração e entre orações, períodos e parágrafos de um texto. É sempre bom lembrar que as preposições são invariáveis e não exercem funções sintáticas. Entre as ditas essenciais (aquelas que funcionam apenas como preposição) estão: a, ante, após, até, com, contra,…

Cuidado com a palavra “mesmo(a)”!

Não seja traído(a) pelo que você ouve na televisão com relação ao emprego da palavra “mesmo(a)”. Atente para as situações nas quais será possível empregá-la com segurança: modificando os pronomes eu, tu, nós e vós: Eu mesma já o havia aconselhado! como pronome neutro: Fizemos o mesmo (a mesma coisa), embora com mais economia. como advérbio:…

Exemplos de emprego de verbos no infinitivo

Emprego do Infinitivo Formas Situações: quando a ação… Exemplos Impessoal …for atinente a qualquer pessoa. Dormir pouco gera ansiedade.       Pessoal não-flexionado …indicar ações genéricas. Nadar faz-me feliz. …equivaler a um imperativo. Sossegar! Durma, já é tarde. …formar oração que complemente substantivos e adjetivos. Temos o dever de ouvir os mais velhos. /…

Como produzir dissertações baseadas em retrospectivas

Em boa parte das vezes, as questões de Redação estão relacionadas a fatos históricos ou fenômenos sociais  sobre os quais se pede ao(à) candidato(a) o levantamento de uma tese (opinião) a respeito de determinado questionamento. Por exemplo, considere a seguinte Proposta de Redação: A rapidez e eficiência dos meios eletrônicos de comunicação dão-nos a sensação de…

Saiba ordenar o tempo em dissertações

Especialmente em dissertações que se valham de retrospectivas, você deve imaginar uma linha do tempo (LT) sobre a qual  possam se suceder os  marcos históricos do texto – anteriores ao passado, passados, presentes, anteriores ao futuro e futuros, nessa sequência cronológica –, tomados em relação ao Momento da Fala (MF) de quem escreve (presente). Para…

Contribuição semântica das preposições iniciadas pela letra “e”

Observe, no quadro abaixo, as diferentes relações de sentido que as preposições essenciais iniciadas pela letra “e” podem atribuir ao texto. No livro Dissertação Nota Mil, do prof. Soares Elias, você encontra o quadro completo das possíveis relações de sentido das preposições. Conhecê-las e saber empregá-las contribuem, por um lado, para a precisão e coerência da linguagem…

Recorde a contribuição das preposições

As preposições, como você bem sabe, são importantes conectores para a articulação de nossas linhas de pensamento. Saber empregá-las adequadamente dá o sentido desejado ao texto e fortalece a argumentação. Ademais, conhecer as suas contribuições semânticas conforme cada construção frasal  permite-nos interpretar textos com exatidão. Recorde as possíveis relações de significado das preposições essenciais iniciadas com…

Como escrever números: como algarismos ou por extenso?

Escrever  números para referir-se a datas, quantidades, intervalos de tempo, peso e outras noções de grandeza poderá deixá-lo(a) em dúvida quanto a como indicá-los no texto: por extenso ou na forma de algarismos? Observe a instrução geral que segue: para os cardinais, de um a dez escreva os números por extenso; a partir de 11, inclusive,…

Saiba discernir os sentidos atribuídos pelas preposições

As preposições, como você muito bem já sabe, fazem o papel de elos entre os jatos de ideias de uma linha de pensamento, conferindo diferentes sentidos ao texto conforme as construções frasais nas quais estejam inseridas. Observe o quadro abaixo, que contém apenas as preposições essenciais iniciadas pela letra “p”, e confira as várias possíveis…

Observe as regências verbais

Conhecer as regências verbais e observá-las é sinal de conhecimento das normais gramaticais da linguagem culta. Observe, no quadro abaixo, alguns empregos mais comuns. Considere a seguinte legenda: VT = Verbo Transitivo.  VTD = Verbo Transitivo Direto. VTI = Verbo Transitivo Indireto.  VTDI = Verbo Transitivo Direto e Indireto.  VI = Verbo Intransitivo. Verbos Regências…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.