Blog

A cada dois dias, novo conteúdo para você ir descortinando os mistérios do escrever bem!

Cultive bons hábitos para prevenir-se do estresse

O esgotamento físico tem levado muitos candidatos a não completar o programa de estudos planejado ao início de cada ano. Sendo assim, busque orientação de profissionais de educação física que possam acompanhá-lo(a) na manutenção do melhor condicionamento durante a caminhada (ou corrida?) para a consecução das metas de estudo. Atenção: a regularidade na execução dos…

Procure ampliar o seu banco de palavras

Você poderá referir-se a tempo com o uso de vocabulário diverso. Veja alguns exemplos: Tempo Exemplos em geral substantivos época, era, ciclo, fase, idade, instante, momento, marco, período, século, temporada. futuro substantivos porvir, proximidade. adjetivos iminente, próximo. expressões adverbiais em breve, futuramente, prestes a, proximamente. passado substantivos priscas eras, tempos idos. adjetivo distante, pretérito, remoto.…

Calma, devagar se vai ao longe!

Calma, seja paciente consigo mesmo(a)! Não queira tornar-se bom(boa) escritor(a) da noite para o dia como que em passe de mágica. A maturidade linguística estará a caminho em um processo. Para alguns, isso pode parecer longo demais; para outros, nem tanto. Em seus treinamentos de produção textual, encare cada deslize observado pelo professor como nova…

Você sabe empregar os pronomes demonstrativos?

Talvez seja uma das maiores dificuldades da língua portuguesa o emprego dos pronomes demonstrativos. Conhecê-los é fácil, pois não são muitos, mas usá-los adequadamente no discurso culto nem sempre é fácil. A dificuldade maior está no emprego de este, esta, isto / esse, essa, isso / aquele, aquela, aquilo. Vamos tentar esclarecer de uma vez por todas:…

Como escrever com clareza.

Uma boa dica para escrever bem – com clareza acima de tudo – é observar a seguinte ordem na disposição dos termos da oração: Sujeito + Verbo + Complementos. Esse é um modelo de construção frasal que zela pela simplicidade e torna o discurso mais facilmente compreensível. A sugestão é adotar, portanto, o padrão SVC, embora nada impeça de você…

E a interpretação ou intelecção de textos, como vai?

Procure treinar também a resolução de questões de interpretação e intelecção de textos. Não basta conhecer apenas as técnicas da produção textual propriamente dita. Você não pode ser traído(a) por qualquer desatenção ou sutileza do pedido. O candidato(a) ingênuo(a) ou apressado(a) corre o risco até de escrever sobre o que não se pediu. Por exemplo,…

Não seja precipitado(a)!

Precipitar-se na abordagem da questão de redação é sinal de falta de juízo! E isso poderá custar-lhe muito caro. Diante de uma proposta de redação, mantenha a calma e a concentração. Lembre-se sempre de que você estará sendo avaliado(a) inicialmente quanto à sua capacidade de leitura, intelecção e interpretação do enunciado e depreensão das imposições…

Pratique a escrita regularmente.

O desempenho mínimo desejável de um(a) candidato(a) determinado(a) é de dois textos de até 30 linhas por semana. É muito importante, em casa, durante os treinamentos, reproduzir as condições da realização da prova de seu interesse. Considere que a mente precisa ganhar condicionamento para ficar retida ininterruptamente na execução de determinadas tarefas intelectuais. Para tal,…

Você sabe narrar?

Observe as dicas que seguem para escrever textos narrativos de até 30 linhas: O enredo (fio condutor do texto) começa por um enunciado de estado, quando o narrador apresenta o cenário, seus personagens (localização espacial e temporal) e as suas motivações (sentimentos de posse e/ou privação de determinados bens materiais e/ou espirituais). Ao enunciado de estado (ou enunciado…

Tenha opinião própria!

Além de muito bem interpretar os enunciados, você deverá revelar ser capaz de posicionar-se sobre os assuntos em pauta nas questões de redação mediante a redação de uma tese. Ainda mais, deverá estar apto(a) a sustentar essa tese com argumentos precisos e coerentemente articulados. Depois de lido o enunciado da questão de redação e depreendido o…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.