Blog

A cada dois dias, novo conteúdo para você ir descortinando os mistérios do escrever bem!

Enfrente as dificuldades da língua portuguesa

A aplicação que segue trata de algumas dificuldades da língua portuguesa. Realize-a, confira as respostas ao final e verifique o seu desempenho:. Pedido: Grife a melhor opção entre parênteses: ____ (A partir do – Dado o) seu interesse, os resultados aparecerão.…

Quando usar travessões?

Veja em que casos você poderá usar os travessões no seu texto: para separar duas orações coordenadas que já contenham vírgulas ou que sejam longas. Exemplo: Usar celular em sala de aula, mesmo que no modo silencioso, deve ser proibido em…

Você sabe usar o ponto-e-vírgula?

Esta é uma questão que traz embaraços : o uso do ponto-e-vírgula. Observe duas situações em que você poderá usá-los com acerto: para separar orações coordenadas de certa  extensão. Exemplo: O professor, muito atenciosamente, solicitou-nos aguardar pelas notas da prova enquanto…

Você sabe usar aspas?

Veja situações que facultam o uso das aspas: antes e depois de uma citação: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, disse Jesus. diante de expressões de destaque: O “é proibido proibir” fez oposição à censura durante o…

Quando usar os dois-pontos

Esta é uma pergunta recorrente: – Professor, quando posso usar os dois-pontos? Vamos lá: o uso dos dois-pontos é adequado nestes dois casos: na anunciação de tópicos, resumos, citações e falas do discurso direto. Exemplos:  1) Os pontos fracos do time são…

Seja criativo(a), torne o seu texto interessante!

Quem gosta de repetição é pêndulo! Não há nada mais enfadonho do que a leitura de um texto que tenha sido produzido sem criatividade, com repetições evitáveis, redundâncias e anacronismos. A diversidade de recursos linguísticos e de pensamento empregados na…

Busque a diversidade vocabular

Usufruir da variedade de palavras e expressões em língua portuguesa dará a você flexibilidade linguística, expressivo ganho diante de concorrentes que não estejam na posse desse trunfo. Lembre-se de que o vocabulário variado torna o texto mais interessante, na medida…

Análises comparativas, outra boa opção

Há assuntos que nos permitem fazer análises comparativas antes de chegarmos a alguma conclusão em textos dissertativos de até 30 linhas. Trata-se de boa opção de esquema para textos dissertativos, uma vez que poderá permitir ao leitor interessantes e conclusivas…

Somente compare elementos de mesma natureza

Seria ilógico você comparar um elefante a uma cadeira, não é mesmo? Pois bem, absurdo análogo pode acontecer, mesmo que de forma mais sutil, quando omitimos alguns termos da oração em casos de comparação. Exempo: A cor da laranja é…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.