Blog

A cada dois dias, novo conteúdo para você ir descortinando os mistérios do escrever bem!

Disserte com autoridade

Um princípio do qual você não deverá abdicar em dissertações é o da autoridade. Como, então, observá-lo? Simples: aborde a questão da forma mais impessoal possível, faça uso de uma linguagem equilibrada e não descambe para a informalidade. Argumente sempre com elegância, ponderadamente, sem baixar o nível da argumentação, mesmo que você esteja na defesa…

Respeite os paralelismos sintáticos!

Guarde bem isto: elementos de mesma hierarquia e função devem ser apresentados no texto mediante construções frasais que gramaticalmente se correspondam. Sendo assim, uma locução nominal deve estar paralela a outra locução nominal; um verbo, a outro verbo; uma oração reduzida de infinitivo, a outra reduzida de infinitivo; e assim por diante. Exemplo 1: O…

Qual a importância da conclusão no texto dissertativo-argumentativo?

Respondendo à pergunta: no parágrafo de Conclusão você deve reafirmar a tese (a mesma da Introdução, mas com outra construção frasal) e apresentar possíveis soluções/sugestões para a situação-problema da questão. Ademais, sugere-se emitir uma apreciação final como fechamento do texto. Seja breve. Não torne a Conclusão muito longa, consuma apenas de 10% a 15% do…

O que tratar no desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo?

Respondendo à pergunta: em princípio, trate apenas do que tenha sido apresentado na Introdução. O desenvolvimento deve tomar de 70 a 80% do texto. Na essência, é a expansão da Introdução em parágrafos mediais que conduzam o leitor pela sua linha de pensamento e argumentação. Trata-se, estruturalmente,  da reapresentação dos argumentos apresentados na Introdução, agora reescritos (parafraseados) na forma de teses (tópicos…

Articule as suas ideias

Imagine um braço e antebraço sem o cotovelo. Haveria, sem dúvida, o comprometimento da funcionalidade do membro superior por absoluta falta de articulação entre essas duas importantes partes do corpo humano. Não basta, portanto, que existam as partes, é preciso que elas estejam unidas entre si de forma harmônica, a fim de que cumpram os seus…

Qual a importância da Introdução em dissertações?

A Introdução deve tomar de 10% a 15% do texto dissertativo-argumentativo. Apesar de breve, é fundamental para atrair a atenção do leitor e orientá-lo quanto ao prosseguimento do texto. Resume-se, normalmente, na apresentação dos seguintes pontos: Breve contextualização.** Tese do texto (preferencialmente logo no início do primeiro parágrafo, na forma de tópico frasal).* Argumentos que irão…

Belos parágrafos, belo texto

Um texto dissertativo requer planejamento, a fim de que bons argumentos sejam estrategicamente desenvolvidos na defesa de uma tese. Não basta ter ideias sobre determinado assunto, é preciso que você tenha método para a produção textual. Ainda mais, que saiba fazer uso dos recursos linguísticos para tirar o melhor proveito possível dos seus conhecimentos e…

Fotografe a estrutura desejável para parágrafos argumentativos

Todo parágrafo dissertativo que se preze é uma unidade de composição do texto. Normalmente, constitui-se de períodos que se articulam e desenvolvem determinada ideia central (tese), à qual poderão se agregar outras — secundárias —, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. Considere o seguinte exemplo: Os esportes coletivos contribuem para a socialização (tese),…

Comece o parágrafo dissertativo pela apresentação da tese

Sugere-se, em nome da clareza e da precisão da linguagem, iniciar o parágrafo dissertativo pelo seu tópico frasal, ou seja, pela ideia-força, mais conhecida por tese. Exemplo 1: Vivemos dias de extremos riscos à integridade individual, principalmente nos grandes centros urbanos (tese), onde as crianças têm sido assediadas por pedófilos; os jovens, abordados por traficantes;…

Não basta ter ideias; é preciso desenvolvê-las

O parágrafo argumentativo não pode ser resumido à apresentação da tese, ou seja, da opinião formada sobre determinado assunto. É preciso expandi-la, ou seja, desenvolvê-la com uma linguagem adequada ao nível culto, justa e convincente. Para isso, você poderá usar vários recursos como, dentre muitos, os da exemplificação, citação de dados estatísticos, constatação de fatos…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.