Um texto dissertativo argumentativo requer planejamento a fim de que bons argumentos sejam estrategicamente desenvolvidos na defesa de uma tese.
Não basta ter ideias sobre determinado assunto!
É preciso que você tenha método para a produção textual
E mais: saiba fazer uso dos recursos linguísticos que lhe permitam tirar o melhor proveito dos seus conhecimentos e posicionamentos críticos.
Uma advertência: não queira chegar ao texto como produto final de seu trabalho de concatenação das ideias em torno de algum assunto sem antes dar a devida importância à redação das unidades desse todo, ou seja, à produção de cada parágrafo.
Resumindo: para escrever belos textos, antes de tudo você deve escrever belos parágrafos.
Ou seja: antes de chegar à qualidade do todo, zele pelo virtuosismo de cada unidade desse todo, a saber, o parágrafo.
Disponha-se, portanto, a treinar exaustivamente a redação de parágrafos sobre vários assuntos.
Lembre-se de que o parágrafo argumentativo requer uma Introdução, na qual você emite a sua opinião sobre o assunto em tela, um Desenvolvimento, no qual você expande a introdução com a apresentação de argumentos que a sustentem, e uma Conclusão, na qual você feche o fragmento.
Exemplo de parágrafo argumentativo padrão:
Treinar a produção textual à exaustão é fundamental à aquisição da desenvoltura linguística (introdução: apresentação da tese como tópico frasal do parágrafo), uma vez que contribui para a assimilação das estruturas frasais (argumento 1), condiciona o candidato a argumentar com clareza (argumento 2) e, acima de tudo, serve de instrumento de aferição da evolução do candidato. (argumento 3). Confirmar essa tese é o objetivo deste texto. (conclusão do parágrafo)
Vamos lá?
Agora é com você: dê continuidade ao texto acima em até 30 linhas e depois submeta-o à avaliação de quem entenda do assunto.