A palavra texto, como você sabe, significa “tecido”.
Com efeito, trata-se de um tecido composto de palavras que se reúnem em orações, orações que formam períodos e períodos que constituem parágrafos, os quais, perfeitamente encadeados, dão sentido ao texto.
É o que se espera de sua redação.
Assim acontece com quem se dispõe a escrever com clareza: não basta ter ideias, embora elas sejam o nascedouro de qualquer texto, nem apenas conhecer as estruturas textuais, não obstante a sua importância à concepção de qualquer tipo de texto.
É preciso também desenvolver uma linha de pensamento muito bem articulada por meio de uma linguagem coesa, coerente e concisa.
Já que o texto começa a ser costurado desde a sua origem, passando pela produção de parágrafos, tidos como unidades de composição, devemos tomar todo cuidado com a clareza em todos os estágios da produção textual.
Enquanto você estiver na fase dos treinamentos para a realização das provas de redação, crie o hábito de ler em voz alta o que escreveu, procurando perceber se todos os enunciados ficaram bem encadeados.
Observe também a ocorrência de possíveis deslizes estruturais que possam comprometer a clareza do texto, tais como a repetição desnecessária de ideias e a contradição.
Um conselho: não deixe de treinar a produção textual pelo menos duas vezes por semana e de submeter os textos à avaliação de quem entenda do assunto!