Observe algumas dicas importantes para você não ter dificuldade de levantar ideias para a produção de textos narrativos:
Mesmo que fortemente figurativos, lembre-se de que os textos narrativos têm como pano de fundo uma tese a ser desenvolvida, ou seja, uma opinião a ser defendida; comece, portanto, por ela.
Escolha o cenário e os personagens com os quais você possa criar enunciados que constituam um enredo baseado em conflitos que gerem crescente tensão até chegar ao clímax, para posterior desfecho e conclusão.
Mesmo que não necessariamente nesta ordem (mas recomendável para iniciantes), você poderá, quanto aos personagens, pensar na seguinte sequência de eventos:
- manipulação, quando um personagem induz outro(s) a realizar ou deixar de realizar determinada(s) ação(ões) pelo querer e/ou dever;
- competência, quando os atores do texto adquirem saber(es) e/ou poder(es) que os habilitem ou não a realizar determinada(s) ação(ões);
- performance, quando se dá a ocorrência de ação(ões);
- sanção, quando os personagens são punidos ou recompensados pela(s) ação(ões) executada(s).
Pense no enredo. De nada adiantará você ficar apenas com o tema e não desenvolvê-lo mediante um fio condutor que lhe dê sustentabilidade.
Para desenvolver o enredo, faça a si mesmo(a) as perguntas desencadeadoras de ideias para textos narrativos:
- Onde tudo acontecerá? (localização espacial)
- Quando tudo ocorrerá? (localização temporal)
- Quais e como serão os atores das ações criadas por mim? (personagens)
- Como desenvolverei o texto: em primeira ou terceira pessoa?
- Quem será o protagonista?
- Que conflitos deverei criar?
- E assim por diante…
Adquira o nosso livro Redação para Vestibulares, Concursos e Enem pelo site da Amazon e aprofunde o seu estudo.