Há alunos com sérias dificuldades de dar início a um texto dissertativo, motivo que lhes causa retardos com o início da resolução da questão de redação, nervosismo ao extremo, ansiedade e medo de enfrentar o pedido.
O que fazer então?
É bem mais simples do que você imagina: determine na introdução o tom do texto, o encaminhamento do desenvolvimento e a sua estrutura básica.
Para questões de concursos, vestibulares e Enem não deve passar de um breve parágrafo, algo em torno de quatro a seis linhas para textos de até 30 linhas.
Veja a seguir alguns modelos de parágrafos introdutórios que foram concebidos com o uso de recursos em destaque:
- Declaração inicial: Praticar esportes é saudável em qualquer faixa etária, porque contribui para a socialização, coopera para o condicionamento físico e favorece a longevidade, conforme se provará a seguir.
- Divisão: Não se pode desconsiderar as duas realidades que se tornam cada vez mais díspares na avaliação da qualidade do ensino brasileiro: a da escola pública, condenada ao descaso de nossas autoridades, e a dos institutos particulares, na qual convivem alguns núcleos de excelência com outras tantas faculdades que teimam existir apenas como fábricas de diplomas. É o que se discutirá no prosseguimento deste texto.
- Citação: Homens públicos precipitados em suas declarações acabam dificultando a aplicação dos ideários democráticos devido à criação de um clima de instabilidade política, como vem ocorrendo com as posturas do presidente da Câmara dos Deputados. Discutir essa realidade é o objetivo deste trabalho.
- Alusão histórica: No Brasil, as mulheres, bem poucos anos atrás, eram mais recatadas e não fumavam em via pública. Hoje, o quadro mudou, pois elas libertaram-se do temor de possíveis preconceitos e igualaram-se a eles também em seus maus hábitos. Dissertar sobre essa nova conjuntura será o foco deste texto.
- Definição: Globalização deve ser entendida como um novo modelo de colonização imposto pelos países desenvolvidos, não mais sob a ameaça de navios, foguetes e canhões, mas com as armas do poderio econômico e do avanço tecnológico. Avaliar as implicações desse novo contexto é o escopo deste trabalho.
- Proposição: Procurar-se-á demonstrar os motivos de o brasileiro estar despertando para o engajamento em causas públicas. Ao final, propor-se-ão iniciativas que possam desenvolver positivamente essa tendência.
- Interrogação: A linguagem cibernética pode ser prejudicial ao uso da língua portuguesa pelos jovens de hoje? O que se pode fazer para minimizar os riscos de uma degradação do idioma pátrio? Procurar responder a essas duas questões poderá levar-nos a soluções para uma simbiótica utilização dos meios eletrônicos de comunicação.
- Narração: Ontem à tarde, conforme noticiado em rede nacional, uma turista japonesa de 65 anos, em plena Avenida Copacabana, foi violentamente agredida por dois menores que lhe roubaram todos os pertences. O que faz nossas capitais tão inseguras? Que providências deveriam ser imediatamente tomadas para restabelecer a segurança pública? Questões como essas e outras serão respondidas a seguir.
- Contestação: Que o Brasil é um país plural todos sabem, mas daí afirmar que a convivência entre os diferentes seja plenamente amistosa é não querer enxergar os preconceitos existentes entre as classes sociais, consoante se verá a seguir.
- Comparação social, geográfica ou histórica: Enquanto no Japão o índice de mortalidade infantil é inferior a 2%, em alguns bolsões de miséria do Brasil chega a mais de 6%, número que nos chama à responsabilidade social de procurar sanar o problema da violência urbana no país. Mostrar como essa transformação possa se dar é o propósito deste texto.
- Retrospectiva: A mulher, que desde a Idade Média limitava-se a executar trabalhos domésticos, hoje se insere no mundo dos negócios e exerce funções há pouco tempo exclusivas dos homens. Este texto, mediante breve retrospectiva do papel feminino na sociedade, tem por objetivo medir as repercussões de sua evolução.
Agora é treinar, treinar e…treinar!
Estude pelos nossos livros para tirar melhor proveito dos seus esforços!