Em ambiente de prova nem sempre haverá tempo disponível para realizar um planejamento tão metódico como se espera, embora seja sempre recomendável fazê-lo.
Nesse caso, você poderá adotar um procedimento mais rápido, igualmente confiável, como o de escrever logo o primeiro parágrafo do texto no rascunho, ou seja, a futura introdução
A seguir, desenvolvê-la mediante a reapresentação e expansão dos argumentos já apresentados.
Ao final, concluir o texto com a retomada da tese, apresentação de soluções (competência V do Enem) e emissão de uma apreciação final.
No rascunho você deverá pelo menos demarcar os tópicos-base para a redação da introdução:
1. Assunto;
2. Delimitação do assunto;
3. Objetivo(s) do trabalho;
4. Tese (a sua opinião sobre o assunto);
5. Levantamento de argumentos (sustentação do seu tema);
6. Enumeração de possíveis soluções ao(s) problema(s) tratado(s) no texto;
7. Redação do parágrafo de introdução: TESE + ARGUMENTOS (na ordem crescente de importância);
8. Redação dos parágrafos do desenvolvimento;
9. Redação do parágrafo conclusivo.
Exemplo – Considere o seguinte pedido: Produza uma dissertação argumentativa sobre a importância dos hábitos de leitura a jovens como você.
Memento:
o Assunto: a importância dos hábitos de leitura.
o Delimitação do assunto: a importância dos hábitos de leitura a jovens como eu.
o Objetivo(s) do trabalho: destacar os benefícios que jovens como eu poderão ter com os hábitos de leitura.
o Tese (qual a minha opinião sobre o assunto?): Rotinas diárias de leitura são importantes à formação e à informação dos jovens.
o Levantamento de argumentos (Por que rotinas diárias de leitura são importantes à formação e à informação dos jovens?): – fornecem-lhes valores éticos e morais; – mantêm-nos atualizados; – capacitam-nos a vencer os desafios da vida escolar; – e preparam-nos a ascender pessoal e profissionalmente.
o Possíveis soluções (incentivos) para a criação de hábitos de leitura (competência V do Enem): – valorização das atividades de leitura nas primeiras séries escolares; – barateamento dos livros com a isenção de impostos às editoras; – maior acessibilidade a bibliotecas públicas e particulares, inclusive nos finais de semana e feriados; – maior disponibilização e divulgação de livros pela internet.
o Redação do primeiro parágrafo: Rotinas diárias de leitura são importantes à formação e à informação dos jovens (apresentação do tema), pois fornecem-lhes valores éticos e morais (apresentação do 1º argumento), mantêm-nos atualizados (apresentação do 2º argumento), capacitam-nos a vencer os desafios da vida escolar (apresentação do 3º argumento) e, principalmente, (conectores de adição e ênfase + apresentação do 4º argumento) preparam-nos a ascender pessoal e profissionalmente.
o Redação dos parágrafos do desenvolvimento: reapresentar e expandir cada argumento apresentado na Introdução com exemplos, citações, fatos históricos, aplicação de dados estatísticos e outros recursos.
o Redação da conclusão: confirmar a tese do texto, apresentar possíveis soluções para o maior estímulo aos hábitos de leitura dos jovens e emitir uma apreciação final.
Agora é com você!
Não deixe de treinar a produção textual pelo menos duas vezes por semana.
Bons estudos!