São inúmeras as possíveis abordagens de uma questão cujo assunto permita explorar relações de implicação entre enunciados.
O bom conhecimento e uso de conectores, a exemplo das conjunções e preposições, é de grande valia, na medida em que esses elos contribuem para o estabelecimento dos vínculos semânticos desejados.
Veja como você poderá esquematizar, a título de estudo de método, textos dissertativos de até 30 linhas cujos temas permitam estabelecer relações de causa e consequência.
É muito simples: recebido ou depreendido um tema (assunto), você deverá buscar as causas da situação-problema da proposta para, em seguida, levantar as suas possíveis consequências.
No rascunho, ainda na fase da tempestade cerebral, abra duas chaves, uma para causas e a outra para consequências, e deixe as ideias fluírem.
Anote-as, selecione-as, organize-as e ordene-as na ordem crescente de importância antes de começar a escrever os parágrafos.
Assim, o esquema sugerido passa a ser o seguinte:
Introdução: breve contextualização (se for o caso) + apresentação da tese (a sua opinião sobre a situação-problema da questão) + plano de curso (como o texto será desenvolvido, se for o caso) + objetivo(s) do texto (se for o caso).
2º parágrafo: apresentação das causas que deflagraram a situação-problema da questão + expansão (comentários adicionais, exemplos, constatações etc.) + conclusão (se for o caso).
3º parágrafo: apresentação das consequências da situação-problema da questão + expansão (comentários adicionais, exemplos, constatações etc.) + conclusão (se for o caso).
Conclusão: expressão inicial (facultativa) + reafirmação da tese do texto + apresentação de soluções à situação-problema da questão (se for o caso) + apreciação final.
Atenção: também existe a possibilidade de você, nos parágrafos mediais, correlacionar uma ou mais causas a correspondente(s) consequência(s) em vez de tratá-las em parágrafos distintos. A escolha é sua!
Agora é treinar!