Evite verbos que caibam em qualquer contexto, tais como fazer, pôr, dizer, ter, ver e colocar.
Substitua-os por outros mais precisos que caracterizem melhor a ação sugerida e contribuam para a concisão do texto.
Veja alguns exemplos:
Em vez de… | Prefira… |
Fazer uma redação. | Redigir uma redação. |
Fazer uma fossa. | Cavar uma fossa. |
Fazer uma estátua. | Esculpir uma estátua. |
Fazer aniversário. | Comemorar aniversário. |
Pôr dinheiro no banco. | Depositar dinheiro no banco. |
Pôr os filhos na escola. | Matricular os filhos na escola. |
Pôr uma roupa. | Vestir uma roupa. |
Dizer adeus. | Despedir-se. |
Dizer poemas. | Declamar poemas. |
Dizer exemplos. | Citar exemplos. |
Ter dor de cabeça. | Sentir dor de cabeça. |
Ter medo de cachorro bravo. | Temer cachorro bravo. |
Ter boa reputação. | Gozar de boa reputação. |
Ver o jogo de futebol. | Assistir ao jogo de futebol. |
Ver os pormenores do processo. | Observar os pormenores do processo. |
Ver a beleza de um quadro. | Admirar a beleza de um quadro. |
Colocar as gavetas em ordem. | Organizar as gavetas. |
Colocar acentos nas palavras. | Acentuar as palavras. |
Colocar o carro no estacionamento. | Estacionar o carro. |
Agora é com você!
- Aplicação 57: Substitua em seu caderno os verbos genéricos em destaque: A aluna teve dificuldades nas provas. / A esposa do meu primo teve gêmeos. / Mariana colocou o uniforme do colégio. / O professor disse: – Estudem mais! / Vou fazer um discurso em nome de nossa turma. / O policial viu o acidente. / Estou fazendo uma música de carnaval. / Terei apenas duas semanas de férias. / O presidente disse não ao pedido do sindicato.