Tese nada mais é do que a sua opinião sobre determinado assunto.
Por exemplo, quando você afirma que “viajar amplia a nossa visão de mundo”, já emitiu uma tese a respeito do assunto “benefícios de uma viagem”.
Antes de escrever a tese do seu texto dissertativo-argumentativo, pense na melhor maneira de explicitá-la.
É sempre bom realçar que a tese é o nascedouro do seu texto argumentativo, sem a qual não haverá o que possa ser defendido.
Por isso, seja conciso e preciso ao enunciá-la.
Se você achar por bem oferecer ao leitor alguma contextualização antes da apresentação da tese, seja comedido, pois contextualizações muito longas poderão abafar o seu posicionamento sobre determinado assunto e tirar a força da argumentação.
Por exemplo, se solicitado(a) a dissertar sobre os malefícios do fumo, não há razão para tergiversar em torno do que possa ser dito concisa e precisamente: Fumar é prejudicial à saúde.
Exemplo de parágrafo dissertativo-argumentativo:
Fumar é prejudicial à saúde, (apresentação da tese) tendo em vista que (conector) desencadeia dependência física e psíquica à ingestão da fumaça do tabaco e predispõe os fumantes a padecer de cânceres, sofrer infartos e a desenvolver enfisemas pulmonares. (apresentação dos argumentos de sustentação da tese). Diante disso, principalmente os jovens devem ser orientados a respeito dos riscos a que poderão se expor. (conclusão do parágrafo)
Agora é com você! Não deixe de treinar!
Se desejar, contrate os nossos serviços de correção de texto.