Seja criativo: fuja das repetições

Queira distância de toda e qualquer repetição evitável, quer de palavras, expressões ou de sons, principalmente em redações produzidas em provas de concursos, exames e vestibulares.

Há vários recursos linguísticos que podem ser usados para evitar repetições, como o emprego de pronomes, símbolos, sinônimos e hiperônimos, ou o emprego de figuras de linguagem como a zeugma (omissão de um termo já citado no texto) e a elipse (omissão de um termo subentendido).

Observe o seguinte fragmento:

O sonho de a situação eleger o governador chegou ao fim, pois a oposição lançou uma candidatura imbatível a governador, segundo pesquisas de opinião. O futuro governador, assim, provavelmente estará alinhado à esquerda. A atitude mais sensata da situação, no momento, é buscar maioria nas próximas eleições municipais.

Repare nos senões do texto:

  • o parágrafo  tem três períodos, todos começando com artigo definido: O sonho… O futuro… A atitude. Isso demonstra falta de criatividade de quem escreve.
  • a palavra governador vem repetida sem necessidade.

Como melhorar a linguagem?

Chegou ao fim o sonho de a situação eleger o governador, pois a oposição lançou uma candidatura imbatível, segundo pesquisas de opinião. O futuro governo estadual, assim, provavelmente estará alinhado à esquerda. Buscar maioria nas próximas eleições municipais é a atitude mais sensata que se espera da direita.

Fique ligado(a): quem repete palavras ou expressões evitáveis denuncia pontos negativos, quais sejam:

  • repertório linguístico escasso, provavelmente por falta do hábito de leitura;
  • cultura geral rasa;
  • desconhecimento de técnicas de redação;
  • descaso com a qualidade do texto;
  • preguiça mental;
  • ingenuidade; e
  • falta de criatividade.

Nem pensar isso de você! Portanto, seja criativo(a)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s