Se o tempo disponível de prova não lhe permitir um planejamento bem detalhado, a solução será adotar um expediente rápido e confiável para produzir o texto em até 1h (se muito!).
Inicialmente, procure visualizar os tópicos norteadores do futuro texto.
Se der tempo de escrevê-los no rascunho, muito bem; do contrário, faça apenas um rápido exercício mental, procurando passar pelos seguintes pontos:
- Assunto.
- Delimitação do assunto.
- Objetivo(s) do trabalho.n
- Tese (a sua opinião sobre o assunto).
- Levantamento de argumentos (sustentação da tese: pelo menos dois para textos de até 30 linhas).
- Soluções/sugestões ao(s) problema(s) tratado(s) no texto.
- Redação da introdução: breve contextualização (se for o caso) + tese + argumentos (na ordem crescente de importância) + plano de curso (se for o caso) + objetivo(s) do trabalho (se for o caso).
- Redação dos parágrafos de desenvolvimento (já na folha oficial): retomada dos argumentos na forma de tópicos frasais de seus respectivos parágrafos + expansão + conclusão parcial (se for o caso).
- Redação da conclusão: expressão inicial (se for o caso) + reafirmação da tese do texto + soluções/sugestões (se for o caso) + apreciação final.
Escreva no rascunho somente o primeiro parágrafo, ou seja, a introdução do texto.
Agora é treinar, treinar e treinar, pois somente assim ganhará condicionamento para, em curto espaço de tempo, reagir diante da proposta de trabalho.