Observe o seguinte fragmento:
A leitura é fundamental ao desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes, pois a sua prática, se adquirida logo na primeira infância, tem grandes chances de aguçar o senso crítico dos jovens. Em vista disso, as escolas de base devem incentivar o acesso das crianças a bibliotecas e estimular atividades lúdicas de inserção desse público infantil ao mundo literário. Sendo assim, ao término do Ensino Médio, os discentes já terão assimilado saudáveis hábitos de observação do mundo e estarão aptos a disputar vagas de acesso ao Ensino Superior.
O parágrafo lido está bem construído, uma vez que tem a sua tese muito bem destacada, logo nas primeiras linhas ─ A leitura é fundamental ao desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes ─ e está desenvolvido de forma coesa e coerente, já que em nenhum momento cai em contradição ou apresenta extravagâncias que comprometam o bom-senso, graças ao emprego adequado de diferentes elos.
Releia-o e perceba a contribuição dos elos sintáticos e semânticos em destaque:
A leitura é fundamental ao desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes, pois (conector sequencial: adverte o leitor de que seguirá uma explicação da tese do parágrafo) a sua prática (conector referencial: remete o leitor à palavra leitura e evita a sua repetição), se adquirida logo na primeira infância, tem grandes chances de aguçar o senso crítico dos jovens. (conector referencial: remete o leitor à palavra estudantes e evita a sua repetição) Em vista disso, (conector recorrencial: cria no leitor a expectativa sobre possíveis relações de implicação) as escolas de base devem incentivar o acesso das crianças a bibliotecas e (conector sequencial: a conjunção aditiva indica a apresentação de nova ideia) estimular atividades lúdicas de inserção desse público infantil (conector referencial: remete o leitor à palavra crianças e evita a sua repetição) ao mundo literário. (conector referencial: remete o leitor novamente à palavra leitura e evita a sua repetição) Sendo assim, (conector recorrencial: prepara o leitor para a conclusão do parágrafo) ao término do Ensino Médio, os discentes (conector referencial: remete o leitor novamente à palavra estudantes e evita a sua repetição) já terão assimilado saudáveis hábitos de observação do mundo (conector referencial: remete o leitor novamente à palavra leitura e evita a sua repetição) e (conector referencial por elipse: a ausência do sujeito os discentes evita a repetição dessas palavras, sem prejuízos à clareza do texto, pois são de fácil depreensão) estarão aptos a disputar vagas de acesso ao Ensino Superior.
Percebeu a importância dos conectores?
Agora é com você! Procure produzir pelo menos dois textos por semana.
Bom trabalho!