Seja observador(a) de tudo e de todos, sempre no intuito de levantar ideias e argumentos que possam contribuir para mudar o mundo para melhor, a começar por você!
Lembre-se de que mente fértil é um berço de ideias para o seu texto de vestibular, concurso ou exame.
Seja participativo(a) e atento(a) à realidade do contexto social no qual você esteja inserido(a), da família-núcleo a contextos maiores, passando pelo seu condomínio, pela sua cidade, pelo seu estado e país até chegar à leitura diária da conjuntura internacional.
Desenvolva o senso crítico, seja questionador(a), não aceite a realidade dos fatos sem antes refletir e perguntar-se: não poderia ser diferente ou melhor?
Seja assíduo(a) leitor(a).
Considere o seguinte: ler não significa apenas abrir um bom livro.
Mais do que isso, ler é compreender o que se lê e habilitar-se a inferir a respeito do que se leu.
Guarde esta máxima: para você, nesta fase de preparação em que se encontra, é melhor saber um pouco de tudo do que tudo de pouco!
Podemos dizer que “água pela canela” no mar de conhecimentos já é suficiente por ora.
Mais tarde, sim, você se tornará doutor(a) em alguma área específica.
Por enquanto, importa, sim, estar muito bem informado(a)!
Quem assim o faz é capaz de escrever textos de até 30 linhas sobre qualquer assunto.
Basta ter razoável conhecimento do assunto da Questão de Redação, sobre o qual se elabore uma opinião que seja sustentada por dois ou três argumentos.
Quanto ao mais, diante de determinada situação-problema, é bom pensar também em soluções/sugestões que possam saná-la.
Pressupõe-se, finalmente, o uso de linguagem compatível com o nível de escolaridade exigido pela prova.
Boa sorte!