Alguns candidatos enfrentam dificuldades em introduzir textos dissertativos argumentativos de até 30 linhas.
Observe, em itálico, a estrutura do seguinte parágrafo de introdução de um suposto texto argumentativo:
Quem tem saudáveis hábitos de leitura normalmente escreve bem (tópico frasal), porque (conector entre a introdução e o desenvolvimento do parágrafo) adquire bom vocabulário (apresentação do 1º argumento, o menos forte de todos), assimila as estruturas frasais com naturalidade (apresentação do 2º argumento, mais forte do que o primeiro) e, principalmente, (conectores de adição e destaque ao último argumento, o mais forte dos três) desenvolve o senso crítico. (apresentação do 3º argumento, o mais forte de todos). Comprovar essa tese nos parágrafos subsequentes é o objetivo deste texto. (apresentação do plano de curso e do objetivo do texto)
A algumas conclusões você deve ter chegado quanto à estrutura do fragmento acima:
- Tudo começou com a apresentação da opinião (tese) sobre o assunto tratado no texto (tópico frasal).
- Depois seguiu-se a apresentação dos argumentos de sustentação da tese.
- Finalmente, apresentou-se o plano de curso (como se pretende desenvolver a argumentação), seguido do objetivo do texto. Obs.: Se achar por bem, você pode dispensar essa parte em textos pouco profundos.
- Importante destacar o adequado emprego dos conectores e dos sinais de pontuação.
Não basta admirar a obra pronta: é preciso que você se disponha a treinar amiúde a aplicação do modelo acima a fim de adquirir condicionamento para a realização de provas de seleção.
Ao trabalho! Vamos lá?