Em boa parte das vezes, as questões de Redação estão relacionadas a fatos históricos ou fenômenos sociais sobre os quais se pede ao(à) candidato(a) o levantamento de uma tese (opinião) a respeito de determinado questionamento.
Por exemplo, considere a seguinte Proposta de Redação:
A rapidez e eficiência dos meios eletrônicos de comunicação dão-nos a sensação de estarmos vivendo numa aldeia global. Mas nem sempre foi assim. Pedido: Considerando a célere evolução desses recursos tecnológicos, conclua sobre as repercussões na qualidade de interação entre pessoas e estados.
Para um texto de até 30 linhas, sugerimos eleger três marcos históricos para pontuar a sua retrospectiva, do mais afastado para o mais próximo.
O texto poderá ficar assim esquematizado:
- Introdução: breve contextualização (se for o caso) + tese + apresentação de três marcos históricos (do mais distante ao mais próximo) + plano de curso + objetivo(s) do texto.
- 2º parágrafo: retrospectiva (em função do marco histórico mais distante).
- 3º parágrafo: retrospectiva (em função do marco histórico intermediário).
- 4º parágrafo: retrospectiva (em função do marco histórico mais recente).
- Conclusão: expressão inicial (facultativa) + retomada da tese (sob uma perspectiva histórica) + apresentação das repercussões da aludida evolução tecnológica na qualidade de interação entre pessoas e estados* + apreciação final.
*ou soluções à situação-problema da questão (competência 5 do Enem), se for o caso.
Agora é treinar…treinar…e treinar!