Como esquematizar dissertações baseadas em relações de causa e consequência

São inúmeras as possíveis abordagens de uma questão cujo assunto permita explorar relações de implicação entre enunciados.

O bom conhecimento e uso de conectores, a exemplo das conjunções e preposições, é de grande valia, na medida em que esses elos contribuem para o estabelecimento dos vínculos semânticos desejados.

Veja como você poderá esquematizar, a título de estudo de método, textos dissertativos de até 30 linhas cujos temas permitam estabelecer relações de causa e consequência.

É muito simples: recebido ou depreendido um tema (assunto), você deverá buscar as causas da situação-problema da proposta para, em seguida, levantar as suas possíveis consequências.

No rascunho, ainda na fase da tempestade cerebral, abra duas chaves, uma para causas e a outra para consequências, e deixe as ideias fluírem.

Anote-as, selecione-as, organize-as e ordene-as na ordem crescente de importância antes de começar a escrever os parágrafos.

Assim, o esquema sugerido passa a ser o seguinte:

Introdução: breve contextualização (se for o caso) + apresentação da tese (a sua opinião sobre a situação-problema da questão) + plano de curso (como o texto será desenvolvido, se for o caso) + objetivo(s) do texto (se for o caso).

2º parágrafo: apresentação das causas que deflagraram a situação-problema da questão + expansão (comentários adicionais, exemplos, constatações etc.) + conclusão (se for o caso).

3º parágrafo: apresentação das consequências  da situação-problema da questão + expansão (comentários adicionais, exemplos, constatações etc.) + conclusão (se for o caso).

Conclusão: expressão inicial (facultativa) + reafirmação da tese do texto + apresentação de soluções à situação-problema da questão (se for o caso)  + apreciação final.

Atenção: também existe a possibilidade de você, nos parágrafos mediais, correlacionar uma ou mais causas a correspondente(s) consequência(s) em vez de tratá-las em parágrafos distintos. A escolha é sua!

Agora é treinar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s