A que visa a coesão referencial?

A coesão referencial visa a estabelecer referências sobre os termos a respeito dos quais se escreve, graças ao emprego de palavras anafóricas (que recuperem para o leitor o que já tenha sido citado no texto) e catafóricas (que remetam o leitor a termos ainda a serem anunciados).

Dentre essas palavras estão os pronomes relativos, demonstrativos, possessivos, pessoais da terceira pessoa ou as expressões nominais equivalentes.

A coesão referencial pode se dar em três níveis: pronominal, lexical e por elipse.

  • Coesão referencial pronominal: obtida basicamente com o emprego de pronomes.

Exemplos: As pessoas que riem vivem mais. (o pronome  relativo que retoma o sujeito As pessoas) / O guarda conversara com o menino e já o alertara dos riscos de acidente. (o pronome pessoal oblíquo o remete o leitor a o menino) / Carla e Pedro são alunos bem promissores; este se destaca em matemática; aquela, em  (os pronomes este e aquela retomam, respectivamente, Pedro e Carla.) / Contar-lhe-ei esta confidência: jamais acreditei nas estórias do nosso chefe. (o pronome esta, como catafórico, anuncia o que será dito.)

  • Coesão referencial lexical: estabelece-se pela conexão de sentidos mediante relações de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia.

Exemplos: Pombos tomam conta de nossas praças, animais que, apesar de bonitinhos, transmitem doenças. (animais é um hiperônimo de pombos) / Os professores precisam de planos de carreira mais atraentes; do contrário, os docentes abandonarão as salas de aula. (a palavra docentes retoma professores como sinônima e estabelece conexão de sentido).

  • Coesão referencial por elipse: trata-se da supressão de um termo facilmente reconhecido no texto.

Exemplo: Os manifestantes radicalizaram quando decidiram interditar a estrada. (o sujeito da primeira oração, Os manifestantes,  está omitido na segunda oração – quando decidiram interditar a estrada. – , mas pode ser depreendido com facilidade.)

Olho vivo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s