Tema polêmico, você bem sabe, é todo aquele que admite diferentes posicionamentos em torno dele, a exemplo da adoção da pena de morte no Brasil.
Se você tiver posicionamento favorável à polêmica estabelecida, sugerimos o seguinte esboço para dissertações de até 30 linhas:
- Introdução: breve contextualização (se for o caso) + apresentação da tese (o seu posicionamento crítico favorável à polêmica da questão) + plano de curso do texto (como o texto será desenvolvido, se for o caso) + objetivo(s) do texto (se for o caso).
- 2º parágrafo: análise dos aspectos desfavoráveis à polêmica.
- 3º parágrafo: análise dos aspectos favoráveis à polêmica (com maior ênfase).
- Conclusão: expressão inicial (facultativa) + confirmação da polêmica + reafirmação do posicionamento favorável em relação à polêmica + apresentação de soluções à situação-problema da questão (se for o caso) + apreciação final.
Qual a sua opinião, por exemplo, sobre a redução da maioridade penal aos 16 anos no Brasil?
Mesmo que você seja favorável à questão, não deixe de considerar as opiniões contrárias à sua. Tudo por uma questão de bom-senso.
Não deixe, entretanto, de enaltecer o seu ponto de vista mediante o uso de uma linguagem retilínea, vigorosa e convincente (com o cuidado de não cair no radicalismo!).
Bons estudos!