Dois importantes requisitos para argumentar com autoridade

É imprescindível você considerar que a argumentação requer dois pontos muito importantes:

1º) Conhecimento do assunto sobre o qual se deva discorrer.

2º) Adequação e firmeza da linguagem.

Não há espaço para o achismo nem de opiniões mascaradas ou especulações infundadas, pois quem argumenta deve estar bem seguro sobre o que irá escrever.

Imagine que um pároco tenha detectado um problema em sua comunidade, sobre o qual deva tratar na pregação dominical, quando a presença dos fiéis seja mais numerosa. Que seja, por exemplo, o vício da bebida.

Ora, como induzir os pecadores a refletirem a respeito dos danos do álcool, não apenas físicos, mas morais também, e fazê-los mudar de atitude? Sim, será preciso um sermão embasado nas Sagradas Escrituras, firme o suficiente para repercutir na coletividade e produzir mudanças comportamentais.

Na essência, a estrutura de um sermão é muito semelhante a de um texto dissertativo, pois haverá uma tese (opinião) a ser defendida por meio de argumentação convincente e linguagem adequada e  firme.

De muito pouco adiantará o celebrante da missa preparar um sermão que fale apenas de si próprio, em primeira pessoa, ou seja longo demais, com muito blá-blá-blá que enfade os ouvintes, ou que seja evasivo.

Assim, se o discurso não estiver pautado em tese muito bem clara a todos os ouvintes, dos mais jovens aos mais idosos, com linha de argumentação lógica e linguagem adequada e firme, sustentada e comprovada pelas evidências da Palavra de Deus, a prédica cairá no vazio e será ineficaz.

O que se conclui é que as técnicas de preparação de um sermão são, portanto, aplicáveis à produção de textos dissertativo-argumentativos como o que lhe será pedido na questão de redação do seu vestibular, concurso ou Enem.

Imagine-se, pois, no dia da prova, como alguém que precise defender uma opinião formada na forma de um texto que possa ecoar na mente do leitor (leia-se banca examinadora) pela clareza e força de expressão.

Bons estudos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s