A tese deve ser a mais clara possível

Procure apresentar a tese (ideia-força) do seu texto dissertativo-argumentativo de forma clara, muito bem definida e inconfundível.

Dê preferência à ordem direta de apresentação dos termos da oração, sem intercalações e desembaraçada de informações que possam obscurecê-la. 

No exemplo do parágrafo abaixo, observe a falta de clareza quanto à apresentação da ideia-força do fragmento.

Veja que, antes da apresentação da tese (grifada), foram tratadas em cascata outras questões paralelas que desfocaram o parágrafo do seu objetivo.

Mau exemplo:

Ainda tem sido comum em nosso país o voto de cabresto, entendido como o controle do poder político por meio da compra de votos, principalmente no seio da população menos esclarecida e com menor poder aquisitivo, ou seja, mais carente de educação, trabalho e renda, refém de problemas que precisam ser urgentemente solucionados pelos governos em todas as esferas de responsabilidade, o que somente poderá ser resolvido se houver vontade política de nossos homens públicos, os quais, salvo raríssimas exceções, estão mais preocupados com as vantagens pessoais que o poder lhes confere do que com a prestação de serviços às comunidades que os elegem. Faz-se urgente uma reforma política que viabilize a moralização dos processos eletivos no Brasil

Bom exemplo (corrigindo o parágrafo anterior):

Faz-se urgente reforma política que viabilize a moralização dos processos eletivos no Brasil (tese) como forma de combate à submissão do poder político ao financeiro.

Agora é com você: seja claro e posicione a tese nas primeiras linhas do texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas!

Treinar, treinar e…treinar é o segredo do sucesso!

Se desejar, contrate os nossos serviços de correção de textos.

Bom trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s