Procure apresentar a tese (ideia-força) do seu texto dissertativo-argumentativo de forma clara, muito bem definida e inconfundível.
Dê preferência à ordem direta de apresentação dos termos da oração, sem intercalações e desembaraçada de informações que possam obscurecê-la.
No exemplo do parágrafo abaixo, observe a falta de clareza quanto à apresentação da ideia-força do fragmento.
Veja que, antes da apresentação da tese (grifada), foram tratadas em cascata outras questões paralelas que desfocaram o parágrafo do seu objetivo.
Mau exemplo:
Ainda tem sido comum em nosso país o voto de cabresto, entendido como o controle do poder político por meio da compra de votos, principalmente no seio da população menos esclarecida e com menor poder aquisitivo, ou seja, mais carente de educação, trabalho e renda, refém de problemas que precisam ser urgentemente solucionados pelos governos em todas as esferas de responsabilidade, o que somente poderá ser resolvido se houver vontade política de nossos homens públicos, os quais, salvo raríssimas exceções, estão mais preocupados com as vantagens pessoais que o poder lhes confere do que com a prestação de serviços às comunidades que os elegem. Faz-se urgente uma reforma política que viabilize a moralização dos processos eletivos no Brasil.
Bom exemplo (corrigindo o parágrafo anterior):
Faz-se urgente reforma política que viabilize a moralização dos processos eletivos no Brasil (tese) como forma de combate à submissão do poder político ao financeiro.
Agora é com você: seja claro e posicione a tese nas primeiras linhas do texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas!
Treinar, treinar e…treinar é o segredo do sucesso!
Se desejar, contrate os nossos serviços de correção de textos.
Bom trabalho!