Seja criativo: fuja das repetições

Queira distância de toda e qualquer repetição evitável, quer de palavras, expressões ou de sons, principalmente em redações produzidas em provas de concursos, exames e vestibulares.

Há vários recursos linguísticos que podem ser usados para evitar repetições, como o emprego de pronomes, símbolos, sinônimos e hiperônimos, ou o emprego de figuras de linguagem como a zeugma (omissão de um termo já citado no texto) e a elipse (omissão de um termo subentendido).

Observe o seguinte fragmento:

O sonho de a situação eleger o governador chegou ao fim, pois a oposição lançou uma candidatura imbatível a governador, segundo pesquisas de opinião. O futuro governador, assim, provavelmente estará alinhado à esquerda. A atitude mais sensata da situação, no momento, é buscar maioria nas próximas eleições municipais.

Repare nos senões do texto:

  • o parágrafo  tem três períodos, todos começando com artigo definido: O sonho… O futuro… A atitude. Isso demonstra falta de criatividade de quem escreve.
  • a palavra governador vem repetida sem necessidade.

Como melhorar a linguagem?

Chegou ao fim o sonho de a situação eleger o governador, pois a oposição lançou uma candidatura imbatível, segundo pesquisas de opinião. O futuro governo estadual, assim, provavelmente estará alinhado à esquerda. Buscar maioria nas próximas eleições municipais é a atitude mais sensata que se espera da direita.

Fique ligado(a): quem repete palavras ou expressões evitáveis denuncia pontos negativos, quais sejam:

  • repertório linguístico escasso, provavelmente por falta do hábito de leitura;
  • cultura geral rasa;
  • desconhecimento de técnicas de redação;
  • descaso com a qualidade do texto;
  • preguiça mental;
  • ingenuidade; e
  • falta de criatividade.

Nem pensar isso de você! Portanto, seja criativo(a)!

Obrigado pela companhia em 2016!

Feliz Ano Novo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s