No dia a dia você já percebeu ser o tripé a melhor forma de sustentar e equilibrar objetos que necessitam de boa estabilidade, a exemplo de uma máquina fotográfica.
No texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas não é diferente.
Quando você sustenta a tese com três argumentos relevantes que sejam desenvolvidos em também três parágrafos distintos e na ordem crescente de importância, a sua dissertação tem tudo para ficar bem equilibrada.
Observe as seguintes possíveis introduções de textos dissertativo-argumentativos de até 30 linhas:
- Exemplo 1: A verdadeira amizade é marcada pela sinceridade (argumento 1), disponibilidade (argumento 2) e, principalmente, (conectores de adição e ênfase) comprometimento entre as partes. (argumento 3)
- Exemplo 2: Todo trabalho deve ser desenvolvido não somente com devoção (argumento 1) e inteligência (argumento 2), mas, sobretudo, (conectores de adição e ênfase) com esmero (argumento 3)
- Exemplo 3: Para escrever bem é preciso adquirir rotina de leituras (argumento 1), estar atento a tudo que acontece mundo afora (argumento 2) e, acima de tudo,(conectores de adição e ênfase) treinar com afinco a produção textual. (argumento 3)
O que fazer no prosseguimento de cada suposto texto?
Basta o seguinte:
- reapresentar e desenvolver os três argumentos citados na Introdução em seus respectivos parágrafos mediais (segundo, terceiro e quarto);
- ao final, no quinto parágrafo, concluir a redação com a confirmação da tese, apresentação de soluções à situação-problema da questão (se for o caso) e emissão de uma apreciação final.
Agora cabe a você treinar, treinar e …treinar!
Vamos lá?