Em textos dissertativo-argumentativos, o seu posicionamento a respeito de determinado assunto, além de conciso, preciso, claro, afirmativo e suficientemente específico, pode ser delimitado.
Dependendo da amplitude do tema considerado, se a delimitação não acontecer, o texto poderá tomar a feição de uma redação evasiva.
Sendo assim, você deve treinar também a delimitação de temas como importante exercício a uma adequada e justa abordagem de cada questão.
Tome isto como regra: antes de desenvolver um tema, é preciso avaliar a conveniência de impor-lhe ou não limites dentro dos quais você dissertará.
Em algumas questões essa delimitação já vem imposta pelo próprio pedido. Exemplo: Disserte a respeito da evasão escolar de alunos da escola pública na faixa de 14 a 25 anos.
Diante de uma proposta como essa, não há o que delimitar, pois as imposições do pedido já fazem isso.
Caso, no entanto, o enunciado da questão não lhe imponha limites, caberá a você assumir essa responsabilidade (ou direito).
Exemplo: Disserte a respeito da evasão escolar de alunos da escola pública.
Observe que esse novo pedido ficou muito mais amplo do que o anterior, uma vez que o seu enunciado não impôs limites ao assunto.
Dessa forma, uma decisão você deverá tomar: abordar o tema com amplitude irrestrita, tratando a questão da evasão escolar como um todo, ou, o que seria recomendável, delimitá-lo por faixa etária, por regiões do Brasil, por níveis socioeconômicos e assim por diante.
Delimitado ou não o tema, conforme cada caso, o próximo passo será formalizar a tese a ser desenvolvida mediante relações de implicação entre os diferentes parágrafos mediais do texto.
Desenvolver uma tese, assim, significa expandir a sua opinião sobre o assunto apresentado, de forma sustentável, crível e convincente, numa linguagem impessoal, clara, concisa e objetiva.
Isso pode se dar, como vimos, de maneira irrestrita ou delimitada. Cabe a você decidir.
Agora é treinar!