Quais os passos para planejar um texto dissertativo?

É muito importante observar que esta fase somente tem início depois da leitura, análise e interpretação do enunciado:

1º passo – Tempestade cerebral: é o levantamento de ideias. É simples: no rascunho, escreva tudo o que lhe vier à cabeça em resposta à proposta de redação, mesmo que certas ideias aparentemente possam lhe parecer absurdas.

São apenas ligeiros apontamentos.

Não é hora de caprichar na letra nem de expandir as ideias em períodos e parágrafos; apenas, de escrevê-las, à medida que forem surgindo.

2º passo – Seleção das ideias: agora você vai agir como um técnico de futebol, pois escolherá as melhores ideias para compor o seu time.

Selecione, então, as que, a seu juízo, sejam as melhores; risque as demais.

3º passo – Organização das ideias: muito bem, você já selecionou as ideias mais importantes; a seguir, grupe-as e organize-as já como núcleos dos parágrafos a serem reproduzidos (a cada ideia forte deverá corresponder um parágrafo); já comece a pensar na articulação dessas ideias, estabelecendo possíveis relações de implicação entre si.

4º passo – Ordenação das ideias: o seu texto, neste passo, começará a ser alinhavado.

Para isso, ordene as ideias aproveitadas, numa sequência que lhe pareça a mais lógica para responder ao pedido da questão, conforme o tipo textual pedido.

Planeje cada parágrafo sendo sustentado por uma ideia principal e outras tantas secundárias.

Evite desenvolver em um mesmo parágrafo mais de uma ideia forte; também evite fragmentar uma mesma ideia importante em mais de um parágrafo.

5º passo – Expansão das ideias: ainda no rascunho, comece a redigir a primeira versão dos seus parágrafos (se o tempo não permitir rascunhar todo o texto, sugerimos redigir pelo menos o primeiro parágrafo apenas para “quebrar o gelo”).

6º passo – Escolha do título: se não houver no enunciado da questão dispensa do seu uso, é preferível usá-lo bem no centro da primeira linha; as escolas militares costumam valorizá-lo; já o Enem deixa a seu critério usá-lo ou não.

Você pode usar letras maiúsculas para todas as palavras, exceto os conectores, ou apenas para a primeira palavra, desde que as demais não sejam nomes próprios.

O ponto final após o título é facultativo.

Não há necessidade de deixar uma linha em branco abaixo do título.

7º passo – Transposição: é a hora de você passar o texto para a folha oficial de redação.

Muita atenção, para que não sejam omitidas (nem repetidas!) palavras ou expressões.

Passe a limpo o seu texto. Cuidado com a letra, pois é o momento da redação definitiva. Dê preferência à letra cursiva.

8º passo: Revisão final: deixe pelo menos dez minutos para reler o texto e observar possíveis deslizes, tais como um acento que tenha sido esquecido, alguma vírgula que mereça ser usada, enfim, é o passo do retoque final — tão importante quanto os demais.

Se você adotar esses passos como rotina sempre que estiver diante de uma produção textual, as chances de melhorar o seu desempenho serão grandes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s