Texto coeso é texto contundente

Interligar adequadamente ideias de um texto é desafio que pode ser vencido com o preciso e justo uso de partículas de transição, sinais de pontuação e palavras de referência. 

Assim acontecendo, a coesão estará assegurada.

A linha de pensamento de uma argumentação torna-se eficaz (ou seja, produz resultados) quando não há rupturas (fragmentação) entre as partes do todo e os enunciados se somam e se completam harmoniosamente da Introdução à Conclusão. É o que se espera do seu texto.

Observe a contribuição de cada elemento coesivo grifado no parágrafo que segue:

Baixar a maioridade penal para os 16 anos é uma medida que (pronome relativo que retoma a palavra “medida” e dispensa a sua repetição), apesar de (conector concessivo) parecer simpática à população em geral, (as duas vírgulas sinalizam a intercalação) não resolverá o problema da violência urbana, uma vez que (conector explicativo) essa questão  (o pronome demonstrativo, seguido da palavra “questão”, evita a repetição de “Baixar a maioridade penal para os 16 anos”) é muito mais abrangente do que se pensa. Faz-se necessário, acima de tudo (conector de ênfase),destinar mais atenção à educação de base e fundamental além de (conector aditivo) oferecer mais escolas profissionalizantes em nível médio para (conector final) combater a evasão escolar e (conector aditivo) criar oportunidades ao primeiro emprego. (o ponto final contribui para o destaque à enunciação da frase de efeito do fechamento do parágrafo) O Brasil precisa de mais técnicos e menos desocupados. (apreciação final)

Agora é treinar, treinar e … treinar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s