Guarde bem: parágrafos Nota Dez fá-lo(a)-ão chegar ao texto Nota Mil.
O parágrafo Nota Dez é resultado de cultura geral, domínio do idioma, conhecimento das técnicas de redação, boa dose de criatividade, discernimento, talento e muito treino.
Tome como exemplo alguém que deseje tornar-se pianista: não lhe bastará apenas conhecer a teoria musical e dispor-se a tocar o instrumento; será preciso exercitar-se bastante, obstinadamente, até ganhar desenvoltura.
Conhecer a estrutura de bons parágrafos e as suas desejadas qualidades tornarão o(a) redator(a) mais apto(a) a produzir textos dissertativos acima da média.
Em redações de vestibulares, concursos e exames para os quais você esteja se preparando, não é suficiente ter somente a inspiração como sua aliada, porque os seus textos não serão literários, nos quais a liberdade poética é plena.
Muito mais do que inspiração, você precisará de requisitos que lhe permitam compor textos que abarquem o maior número possível de ideias, todas muito bem entrelaçadas e apresentadas com linguagem adequada em até 30 linhas.
Lembre-se de que todo parágrafo requer Introdução + Desenvolvimento + Conclusão (às vezes dispensável).
Como estamos dando ênfase aos parágrafos dissertativos, observe o exemplo que seque:
Praticar a produção textual duas vezes por semana é o mínimo que se sugere a candidatos ao Enem (introdução na forma de tese), porque (conector) essa atividade ampliará a cultura geral (argumento 1), dar-lhes-á desenvoltura linguística (argumento 2) e, acima de tudo, (conectores de adição + ênfase) aprimorará o condicionamento para a realização da prova nas melhores condições possíveis (argumento 2). Diante disso, espera-se que haja a conscientização dos discentes a respeito da importância dessa sugestão. (Conclusão)
Guarde esta máxima: de parágrafo Nota Dez em parágrafo Nota Dez você chegará ao texto Nota Mil!