De dez em dez você chega a mil

Guarde bem: parágrafos Nota Dez fá-lo(a)-ão chegar ao texto Nota Mil.

O parágrafo Nota Dez é resultado de cultura geral, domínio do idioma, conhecimento das técnicas de redação, boa dose de criatividade, discernimento, talento e muito treino.

Tome como exemplo  alguém que deseje tornar-se pianista: não lhe bastará apenas conhecer a teoria musical e dispor-se a tocar o instrumento; será preciso exercitar-se bastante, obstinadamente, até ganhar desenvoltura.

Conhecer a estrutura de  bons parágrafos e as suas desejadas qualidades tornarão o(a) redator(a) mais apto(a) a produzir textos dissertativos acima da média.

Em redações de vestibulares, concursos e exames para os quais você esteja se preparando, não é suficiente ter somente a inspiração como sua aliada, porque os seus textos não serão literários, nos quais a liberdade poética é plena.

Muito mais do que inspiração, você precisará de requisitos que lhe permitam compor textos que abarquem o maior número possível de ideias, todas muito bem entrelaçadas e apresentadas com linguagem adequada  em até 30 linhas.

Lembre-se de que todo parágrafo requer Introdução + Desenvolvimento + Conclusão (às vezes dispensável).

Como estamos dando ênfase aos parágrafos dissertativos, observe o exemplo que seque:

Praticar a produção textual duas vezes por semana é o mínimo que se sugere a candidatos ao Enem (introdução na forma de tese), porque (conector) essa atividade ampliará a cultura geral (argumento 1), dar-lhes-á desenvoltura linguística (argumento 2) e, acima de tudo, (conectores de adição + ênfase) aprimorará o condicionamento para a realização da prova nas melhores condições possíveis (argumento 2). Diante disso, espera-se que haja a conscientização dos discentes a respeito da importância dessa sugestão. (Conclusão)

Guarde esta máxima: de parágrafo Nota Dez em parágrafo Nota Dez você chegará ao texto Nota Mil!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s