Não confie no NHS (“Na Hora Sai”), pois em redação é uma temeridade, uma loteria ir para a prova sem estar devidamente condicionado a responder qualquer questão que lhe peça uma dissertação argumentativa.
Procure, assim, desde já, assimilar estruturas frasais básicas e conceber parágrafos e textos condizentes com o que se espera de você.
Isso não significa enterrar a sua criatividade e engessar as suas linhas de pensamento e argumentação.
O que importa, sim, é assegurar-se do seu melhor desempenho com o menor nível possível de estresse.
Busque, então, treinar mecanismos de facilitação da sua produção textual em ambiente de prova.
Lembre-se de que, no salão de provas, você enfrentará a premência de tempo e as demais imposições da banca responsável pela elaboração da prova.
Portanto, procure treinar à exaustão a produção textual em situações que simulem o dia do concurso, exame ou vestibular.
Veja o exemplo da Introdução de um suposto texto dissertativo-argumentativo:
Quem tem saudáveis hábitos de leitura normalmente escreve bem (apresentação da tese), porque (conector entre a introdução e a apresentação do 1º argu-mento) adquire bom vocabulário (apresentação do 1º argumento), assimila as estruturas frasais com naturalidade (apresentação do 2º argumento) e, principalmente, (conectores de adição e destaque ao último argumento, o mais forte dos três) desenvolve o senso crítico. (apresentação do 3º argu-mento) Comprovar essa tese é o objetivo deste trabalho. (apresentação do objetivo do trabalho)
Agora é treinar, treinar e … treinar!
Se desejar, contrate o nosso serviço de correção de textos.