Comece o parágrafo dissertativo pela apresentação da tese

Sugere-se, em nome da clareza e da precisão da linguagem, iniciar o parágrafo dissertativo pelo seu tópico frasal, ou seja, pela ideia-força, mais conhecida por tese.

Exemplo 1:

Vivemos dias de extremos riscos à integridade individual, principalmente nos grandes centros urbanos (tese), onde as crianças têm sido assediadas por pedófilos; os jovens, abordados por traficantes; os idosos, ameaçados por desocupados. (desenvolvimento). Destarte, urge melhorar a segurança pública com o policiamento ostensivo em vias e logradouros públicos. (conclusão)

Exemplo 2:

Fumar é prejudicial à saúde (tese), motivo pelo qual o Governo Federal deveria sobretaxar ainda mais a indústria do tabaco e esclarecer a opinião pública mais intensamente dos malefícios do fumo. (desenvolvimento) Assim sendo, deixaremos de chorar a morte daqueles que hoje são os mais vulneráveis a esse vício: os jovens de baixa escolaridade. (conclusão)

Você poderá, se julgar interessante, iniciar o parágrafo por alguma contextualização, alusão histórica, notícia, constatação ou comentário que sirva de ambientação à apresentação da tese.

Nesses casos, seja breve, o mais conciso(a) possível, para não abafar a tese, pois do contrário haverá  o risco de tornar o texto poluído, obscuro e de difícil entendimento.

Não deixe de treinar, treinar e … treinar a produção textual.

Se precisar do serviço de correção, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s