Todo parágrafo dissertativo que se preze é uma unidade de composição do texto.
Normalmente, constitui-se de períodos que se articulam e desenvolvem determinada ideia central (tese), à qual poderão se agregar outras — secundárias —, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.
Considere o seguinte exemplo:
Os esportes coletivos contribuem para a socialização (tese), pois (conector) estimulam o congraçamento (argumento 1), fortalecem vínculos de amizade (argumento 2) e, mormente (conectores de adição e ênfase ao argumento mais forte), desenvolvem o espírito de corpo entre grupos afins (argumento 3). É importante, assim, mesmo em pequenas frações, incentivar a sua prática. (conclusão)
Observe que o parágrafo acima observou a seguinte estrutura:
- introdução (apresentação da tese, a ideia-força do parágrafo);
- desenvolvimento (expansão da tese mediante a apresentação dos argumentos que sustentam a tese do parágrafo);
- conclusão (apresentação da apreciação final).
O parágrafo do exemplo poderia servir de Introdução a um texto de até 30 linhas.
Para dar continuidade, bastaria, nos parágrafos mediais, desenvolver o texto com a reapresentação dos três argumentos, cada qual na forma de tópico frasal (tese) de seu respectivo parágrafo, na mesma ordem segundo a qual tenham sido apresentados.
Restaria, então, concluir o texto com o quinto parágrafo, no qual você reafirmaria a tese do texto (com outra construção frasal), ofereceria soluções/sugestões à situação-problema da questão e, finalmente, emitiria um parecer final.
Por último, faltaria pensar no título (às vezes, em ambiente de prova, é facultativo).
Fotografar essa concepção de parágrafo é sinal de juízo!