Respondendo à pergunta: é preciso verificar a sua estrutura e a linguagem.
Quanto à estrutura: destaca-se por ser uma composição gráfica por meio da qual o redator opina sobre determinado assunto (ou seja, apresenta uma tese) e busca convencer o leitor do valor de suas convicções mediante a apresentação e o desenvolvimento de argumentos que sustentem o seu ponto de vista.
Quanto à linguagem: caracteriza-se pelo predomínio da função referencial (linguagem centrada no contexto), além da impessoalidade, objetividade e observância da gramática normativa.
Em textos de concursos, sugerimos apresentar e desenvolver os argumentos na ordem crescente de importância, a fim de que o texto vá crescendo de valor do seu início para o final e retenha o interesse e a atenção do leitor pelo seu desfecho.
Exemplo de parágrafo introdutório de um texto dissertativo-argumentativo:
No Brasil, o futebol é importante fator de integração nacional (apresentação da tese), pois (conector) agrega pessoas de diferentes classes sociais em jogos regionais (apresentação do argumento 1), aproxima as regiões político-administrativas em campeonatos nacionais (apresentação do argumento 2) e, mormente, (conectores de adição e ênfase ao argumento mais forte) desenvolve o sentimento de brasilidade, principalmente quando o País participa de competições internacionais. (apresentação do argumento 3). Comprovar essa tese é o objetivo deste trabalho. (apresentação do objetivo do texto)
Bons estudos!