Como reconhecer um texto dissertativo-argumentativo?

Respondendo à pergunta: é preciso verificar a sua estrutura e a linguagem.

Quanto à estrutura: destaca-se por ser uma composição gráfica por meio da qual o redator opina sobre determinado assunto (ou seja, apresenta uma tese) e busca convencer o leitor do valor de suas convicções mediante a apresentação e o desenvolvimento de argumentos que sustentem o seu ponto de vista.

Quanto à linguagem: caracteriza-se pelo predomínio da função referencial (linguagem centrada no contexto), além da impessoalidade, objetividade e observância da gramática normativa.

Em textos de concursos, sugerimos apresentar e desenvolver os argumentos na ordem crescente de importância, a fim de que o texto vá crescendo de valor do seu início para o final e retenha o interesse e a atenção do leitor pelo seu desfecho.

Exemplo de parágrafo introdutório de um texto dissertativo-argumentativo:

No Brasil, o futebol é importante fator de integração nacional (apresentação da tese), pois (conector) agrega pessoas de diferentes classes sociais em jogos regionais (apresentação do argumento 1), aproxima as regiões político-administrativas em campeonatos nacionais (apresentação do argumento 2) e, mormente, (conectores de adição e ênfase ao argumento mais forte) desenvolve o sentimento de brasilidade, principalmente quando o País participa de competições internacionais. (apresentação do argumento 3). Comprovar essa tese é o objetivo deste trabalho. (apresentação do objetivo do texto)

Bons estudos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s