Você conhece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo padrão?

Conhecer a estrutura básica de um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas é fundamental à emissão de uma tese (opinião sobre determinado assunto) e a sua defesa ao longo da composição.

Observe o que se espera do seu texto dissertativo quanto ao aspecto estrutural:

  • Introdução [tese do texto + apresentação dos argumentos (na ordem crescente de importância) + plano de curso (se for o caso) + objetivo(s) do texto (se for o caso)].

Exemplo: A prática regular de esportes é benéfica a pessoas de quaisquer idades (tese do texto), porque (sinal de pontuação + conector) contribui para a socialização (apresentação do 1º argumento) e, acima de tudo, (sinais de pontuação + conectores de adição e ênfase) faz bem à saúde (apresentação do 2º argumento). Comprovar essa tese nos parágrafos subsequentes é o foco deste trabalho. (plano de curso + objetivo do texto)

  • Nos parágrafos mediais, você deverá reapresentar os argumentos apresentados na Introdução e desenvolvê-los na forma de tópicos frasais (teses) dos seus respectivos parágrafos. Se necessário, emita uma conclusão parcial ao final de cada parágrafo.
  • Terminado o desenvolvimento, você chega à Conclusão, a qual deverá reafirmar a tese do texto, oferecer possíveis soluções/sugestões à situação-problema da questão (se for o caso) e apresentar uma apreciação final (fechamento do texto).

Exemplo:  Diante disso (expressão inicial, facultativa), confirma-se que praticar esportes regularmente é muito positivo a toda pessoa (reafirmação da tese do texto), com ganhos que não se restringem ao praticante, mas chegam a repercutir na segurança e no bem-estar de toda a sociedade. Assim, sugerem-se iniciativas como a construção de quadras poliesportivas, o lançamento de campanhas de incentivo ao esporte e o patrocínio de atletas diferenciados que possam servir de exemplos aos mais jovens. (sugestões ou soluções a determinada situação-problema) Assim, mais do que mero entretenimento, a prática desportiva assume relevância na prevenção e no enfrentamento de problemas sociais e sanitários do Brasil. (apreciação final)

  • Escolher um título interessante (em alguns exames, vestibulares e concursos é facultativo) é o último passo. Uma boa dica é retirá-lo do último parágrafo.

Não deixe de treinar, treinar e…treinar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s