Tópico frasal por meio de uma definição

O tópico frasal é a ideia-mãe do seu parágrafo dissertativo, motivo pelo qual, em nome da clareza, sugere-se que seja apresentado logo no início do fragmento.

Uma definição pode ser bom recurso para você iniciar um parágrafo dissertativo como antevisão do seu posicionamento crítico a respeito de determinado assunto.

O que definir?

Entenda que você pode definir o que bem entender, do concreto ao abstrato, desde que, logicamente, não fuja do contexto da questão.

Exemplo:

A felicidade, para o materialista compulsivo, poderá resumir-se na aquisição de bens de consumo; ao poeta, na inspiração respondida de seus versos; à mãe, no sucesso de seu filho; ao espiritualista, na meditação em torno de uma causa nobre (tópico frasal). Impossível, pois, entendê-la sob um único prisma, razão pela qual devemos nos render ao abrangente espectro de significados a que o termo remete.

Treine a redação de definições, partindo de seres e objetos concretos até chegar a valores, sentimentos e demais abstrações, pois assim você estará adquirindo desenvoltura para definir praticamente tudo.

Para aprofundar os estudos, adquira o nosso livro Dissertação Nota Mil.

Boa leitura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s