O que é texto?

Apesar de a definição de texto ser bem mais abrangente – toda unidade de comunicação, oral ou escrita, elaborada por um emissor, que contenha mensagem a ser enviada a um destinatário –, vamos nos ater, em nome da objetividade, à produção linguística escrita em determinado contexto a respeito de certo assunto e com um objetivo definido: argumentar ou refutar em até 30 linhas.

Ora, se há uma mensagem a ser enviada por um emissor (você), por meio de um texto dissertativo (a sua redação), a um receptor (a banca de correção do seu concurso, vestibular ou Enem), é preciso considerar a importância da clareza do que esteja escrito a fim de que seja bem entendido e avaliado por quem de direito. Sendo assim, tome a clareza como a qualidade primeira do seu texto.

Não se esqueça de que o texto requer planejamento (esboço ou esquema), levantamento e seleção das melhores ideias, exímia articulação de todos os enunciados e linguagem sucinta, capaz de conduzir o leitor da primeira à última linha com crescente interesse pelo seu desfecho.

O que passar disso poderá até parecer com texto, mas não será mais do que um amontoado de palavras e ideias desconexas em determinado número de linhas.

Ultimamente, como você já sabe, tem prevalecido a dissertação em questões de vestibulares, concursos e Enem por uma simples razão: esse tipo de texto permite aos corretores avaliar diferentes competências dos candidatos e as capacidades de reflexão, organização e articulação de ideias, coerência e a desenvoltura da linguagem em nível culto (com a aplicação da gramática normativa).

Não restrinja o seu pretenso texto ao mero preenchimento de linhas. É muito mais do que isso.

Portanto, estude as possíveis estruturas para cada modalidade de dissertação em função da proposta que lhe seja apresentada e domine uma linguagem compatível com o seu nível de escolaridade.

Não se descuide também da aplicação da gramática normativa.

Não deixe de treinar, treinar e…treinar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s