Conceba textos bem equilibrados

No dia a dia você já percebeu ser o tripé a melhor forma de sustentar e equilibrar objetos que necessitam de boa estabilidade, a exemplo de uma máquina fotográfica.

No texto de até 30 linhas não é diferente.

Quando você sustenta a tese com três argumentos relevantes,  desenvolvidos em também três parágrafos distintos e na ordem crescente de importância, a sua dissertação tem tudo para ficar bem equilibrada e convincente.

Observe as seguintes possíveis introduções de textos dissertativo-argumentativos:

  • Exemplo 1: A verdadeira amizade é marcada pela sinceridade (argumento 1), disponibilidade (argumento 2) e, principalmente, (conectores de adição e ênfase) comprometimento entre as partes. (argumento 3)
  • Exemplo 2: Todo trabalho deve ser desenvolvido não somente com devoção (argumento 1) e inteligência (argumento 2), mas, sobretudo, (conectores de adição e ênfase) realismo. (argumento 3)
  • Exemplo 3: Para escrever bem é preciso adquirir rotina de leituras (argumento 1),  estar atento a tudo que acontece mundo afora (argumento 2) e, acima de tudo,(conectores de adição e ênfase) treinar com afinco a produção textual. (argumento 3) 

Uma pergunta que fica: como prosseguir com o texto depois de a introdução estar pronta?

É simples: basta reapresentar e desenvolver os três argumentos (na mesma ordem segundo a qual tenham sido apresentados na Introdução) e, no último parágrafo, concluir a redação (reafirmando a tese do texto e emitindo um parecer final).

Agora é com você: treine à exaustão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s