Dada uma tira, como dissertar sobre ela?

Oferecida uma tira de apoio ao pedido da Questão de Redação, o primeiro passo a tomar é o de ler e reler os textos verbais (título e troca de diálogos entre personagens, por exemplo) e não verbais (cenários, cores, expressões faciais, gestos, posturas e biótipos dos personagens) até que lhe seja possível depreender o assunto (do que trata a tira?).

Procure, no passo seguinte, chegar à tese da tira (qual a mensagem que se pode extrair depois de interpretar as informações verbais e não verbais da tira?).

Lembre-se de que ler significa somar as informações visuais às não visuais.

As primeiras são ascendentes, ou seja, saltam do papel para os nossos olhos e são processadas pelo cérebro, que contextualiza o que se está vendo e dá-lhe um sentido em função das segundas, que são descendentes e dependem da cultura geral de quem lê.

Assim, quanto maior for o nível de informações que o leitor já tenha retido em função da sua experiência de vida, de estudos e senso crítico, mais precisa e rica será a interpretação da tira.

Por exemplo, a figura de um personagem que esteja de camisa amarela com o símbolo da CBF, calção, meias e chuteiras, fazendo embaixadas com uma bola de futebol, aqui no Brasil, até mesmo um leitor medíocre reconhecê-lo-á como jogador de futebol, mesmo que amador, com a camisa da seleção brasileira, porque não há brasileiro que não saiba reconhecer o significado dessas informações.

Observe todos os apelos que a tira possa oferecer-lhe, porque, se foram inseridos no enredo, mesmo que discretamente, têm alguma contribuição a dar ao leitor para o entendimento do todo.

Como, então, planejar a redação diante do que foi pedido? Sugerimos o seguinte esquema:

Introdução: breve contextualização (se for o caso) + apresentação da tese depreendida da tira + argumentos que possam sustentar a tese + plano de curso (como o texto será desenvolvido).

Parágrafos mediais: reapresentação e desenvolvimento (expansão) dos argumentos, cada qual em seu respectivo parágrafo, na ordem crescente de importância.

Conclusão: expressão inicial (facultativa) + reafirmação da tese do texto + apresentação de soluções à situação-problema da tira (competência 5 do Enem) + apreciação final.

Todas as dicas acima valem também para textos baseados em desenhos, ilustrações, gráficos e estampas.

Não deixe de treinar à exaustão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s