A compreensão da proposta de redação é o nascedouro do seu texto.
Para isso, faça atenta leitura e as necessárias releituras da coletânea e do enunciado antes de começar a pensar no planejamento do texto.
Não se esqueça de que o texto deverá ser dissertativo-argumentativo em prosa, o que significa dizer que você deve demonstrar conhecer a estrutura de textos conforme o pedido da questão, tudo consoante você já aprendeu neste capítulo.
Procure abordar o tema em profundidade. Um texto raso em conteúdo, que apenas tangencie o tema, seguramente não receberá boa nota nessa competência.
A argumentação deve ser consistente, começando por uma introdução que sirva de apresentação do seu posicionamento crítico e dos argumentos que sejam desenvolvidos a seguir, preferencialmente na ordem crescente de importância. Finalmente, na conclusão, não deixe de confirmar a tese do texto e de oferecer propostas de intervenção que possam servir de soluções para a questão tratada.
Valha-se não apenas da coletânea, mas também do seu conhecimento de mundo, das suas experiências já adquiridas com a leitura de livros, viagens, pesquisas e interações pessoais.
Siga, ainda mais, as seguintes recomendações:
- leia com atenção a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender bem o que esteja sendo solicitado.
- evite ficar preso(a) às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque são apresentados apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade.
- não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles são apresentados apenas para despertar os seus conhecimentos sobre o tema.
- reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, tome um posicionamento crítico e levante argumentos que possam defendê-lo.
- reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.
- desenvolva o tema de forma consistente, de modo que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente, o que significa que a progressão textual seja fluente e articulada com o projeto do texto.
- lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal, ou seja, você deverá estabelecer a correspondência de um parágrafo para cada argumento selecionado.
- examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim do texto.
- utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.
- evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstrem pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto.
- mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ou parcial do tema proposto.
Bons estudos!