Cuidado com os sinais de pontuação!

Quem aplica com adequação os sinais de pontuação está livre das pegadinhas da linguagem escrita.

A inobservância do emprego de vírgulas, por exemplo, poderá comprometer o sentido do texto e trazer-lhe sérios prejuízos.

Observe o seguinte fragmento: Os estudantes felizes com a vitória agradeceram o prêmio.

Veja que a falta de vírgulas deixa o leitor a se perguntar: somente os estudantes felizes com a vitória agradeceram o prêmio ou todos os estudantes, por terem ficado felizes com a conquista, agradeceram o prêmio?

Corrigindo: Os estudantes, felizes com a vitória, agradeceram o prêmio. (essa é a melhor opção, uma vez que o sentimento de felicidade não deve ser tratado como universal, incondicional e perene).

Adquira os nossos livros Redação para Vestibulares, Concursos e Enem Dissertação Nota Mil para mergulhar nesse assunto, ambos disponíveis como e-books.

Como livros impressos, em Fortaleza, você poderá encontrá-los na livraria Acadêmica (Shopping Aldeota) e loja HBM (Shopping Avenida).

Bons estudos!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!