Evite parágrafos longos em dissertações

É sabido que textos longos e mal articulados pecam por falta de clareza, já que obrigam o leitor a proceder releituras para assimilar as informações e concatenar as fatias de entendimento de cada fragmento.

Sendo assim, crie o reflexo de escrever com o menor número possível de palavras nas frases, de orações nos períodos e de períodos nos parágrafos.

Dessa forma você estará diminuindo as unidades de memorização a serem processadas pelo leitor e agilizando a leitura e compreensão do texto.

Além disso, pense em você também: textos longos criam mais dificuldades no emprego dos sinais de pontuação e das concordâncias verbo-nominais.

Para textos de concursos, vestibulares e Enem (de até 30 linhas), parágrafos de 4 a 6 linhas são os recomendados. O que passar disso já estará “sobrando”.

Não deixe de treinar a produção textual pelo menos duas vezes por semana!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!