Seja claro(a) ao argumentar

A palavra texto, como você sabe, significa “tecido”.

Com efeito, trata-se de um tecido composto de palavras que se reúnem em orações, orações que formam períodos e períodos que constituem parágrafos, os quais, perfeitamente encadeados, dão sentido ao texto.

É o que se espera de sua redação.

Assim acontece com quem se dispõe a escrever: não basta ter ideias – embora elas sejam o nascedouro de qualquer texto.

É preciso saber articulá-las adequadamente de modo a produzir os melhores efeitos em cada construção frasal.

Já que o texto começa a ser costurado desde a sua origem, passando pela produção de parágrafos, tidos como unidades de composição, devemos tomar todo cuidado com a clareza em todos os estágios da produção textual.

Uma boa dica para escrever bem – com clareza acima de tudo – é observar a seguinte ordem de disposição dos termos da oração: Sujeito + Verbo + Complementos, um padrão de construção frasal em língua portuguesa.

Mantenha, pois, o padrão SVC em nome da clareza, embora nada impeça de você criar algumas inversões para dar novo dinamismo ao texto ou evidenciar determinada informação.

Quanto ao mais, treine a produção textual à exaustão!

Sucesso!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!