Como desenvolver uma argumentação em até 30 linhas

A função do desenvolvimento de um texto dissertativo de até 30 linhas é expandir a tese (opinião a respeito de determinado assunto) apresentada na Introdução.

Existem várias maneiras de você organizar o desenvolvimento de um texto dissertativo, dentre as quais: enumeração, exemplificação, comparação, citação, definição, apresentação de dados estatísticos, causa e efeito, iniciativa e consequência, descrição de detalhes.

Os exemplos e as citações, desde que breves, são muito bem-vindos ao desenvolvimento. Importante: recomendamos avaliar se essas inserções irão mesmo contribuir para o fortalecimento da argumentação ou não passarão de mero preenchimento de linhas.

Ah, não deixe de citar as fontes de onde você possa ter colhido os dados.

Atenção: evite simplesmente copiar dados numéricos e demais informações dos textos de apoio à proposta. Faça uso deles, sim, como pontos de apoio à sua argumentação mediante implicações que eles possam provocar, jamais como meras transcrições divorciadas do texto.

É importante também observar se os encadeamentos entre os enunciados estão bem articulados (coesos) e coerentemente relacionados.

Em textos argumentativos de vestibulares, concursos e Enem, o desenvolvimento deve convencer o leitor da validade da ideia central do texto.

Por exemplo, se a intenção for provar que “fumar faz mal à saúde”, alguns dos argumentos poderão ser: “a nicotina causa dependência química”, “o fumo diminui a capacidade respiratória” e, o que é mais grave, “o vício pode levar à morte por enfisema pulmonar.” Agora é só desenvolvê-los em seus respectivos parágrafos (na ordem crescente de importância).

Finalmente, anote bem: é pecado mortal (suicídio!) cair em contradição. Portanto, planeje bem o texto antes de começar a escrevê-lo.

Não deixe de treinar à exaustão!

Sugerimos dois textos por semana (pelo menos!).

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.