Pense em soluções à situação-problema

Em textos dissertativo-argumentativos que tratem de situações-problema, não deixe de oferecer ao leitor as possíveis soluções para o caso.

Na correção do Enem, por exemplo, elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, constitui a Competência 5, cujo valor é de 200 pontos, ou seja, tem o peso de 1/5 da prova.

Vale a pena, pois, investir em soluções para garantir boa nota.

Verifique se elas estão relacionadas ao tema e articuladas à discussão desenvolvida no texto, são praticáveis e não ferem  o bom-senso.

Sugerimos fazer isso na conclusão do seu trabalho embora não haja nenhuma imposição nesse sentido.

Ainda no plano das sugestões, pense em pelo menos três soluções (ou sugestões, conforme o caso), pois, dessa forma, você estará se destacando no universo de candidatos.

Ao apresentar soluções, procure responder  às perguntas QUEMO QUÊ, PARA QUÊ, COMO QUANDO, pois dessa forma as suas propostas de intervenção não cairão no vazio.

Para aprofundar esse estudo, adquira o nosso e-book Dissertação Nota Mil em www.amazon.com.br.

Bons estudos!

 

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!