Como planejar textos dissertativos em pouco tempo

Em ambiente de prova nem sempre haverá tempo disponível para realizar um planejamento tão metódico como se espera, embora seja sempre recomendável fazê-lo.

Nesse caso, você poderá adotar um procedimento mais rápido, igualmente confiável, como o de escrever logo o primeiro parágrafo do texto no rascunho, ou seja, a futura introdução

A seguir, desenvolvê-la mediante a reapresentação e expansão dos argumentos já apresentados.

Ao final, concluir o texto com a retomada da tese, apresentação de soluções (competência V do Enem) e emissão de uma apreciação final.

No rascunho você deverá pelo menos demarcar os tópicos-base para a redação da introdução:

1. Assunto;

2. Delimitação do assunto;

3. Objetivo(s) do trabalho;

4. Tese (a sua opinião sobre o assunto);

5. Levantamento de argumentos (sustentação do seu tema);

6. Enumeração de possíveis soluções ao(s) problema(s) tratado(s) no texto;

7. Redação do parágrafo de introdução: TESE + ARGUMENTOS (na ordem crescente de importância);

8. Redação dos parágrafos do desenvolvimento;

9. Redação do parágrafo conclusivo.

Exemplo – Considere o seguinte pedido: Produza uma dissertação argumentativa sobre a importância dos hábitos de leitura a jovens como você.

Memento:

Assunto: a importância dos hábitos de leitura.

Delimitação do assunto: a importância dos hábitos de leitura a jovens como eu.

Objetivo(s) do trabalho: destacar os benefícios que jovens como eu poderão ter com os hábitos de leitura.

Tese (qual a minha opinião sobre o assunto?): Rotinas diárias de leitura são importantes à formação e à informação dos jovens.

Levantamento de argumentos (Por que rotinas diárias de leitura são importantes à formação e à informação dos jovens?): – fornecem-lhes valores éticos e morais; – mantêm-nos atualizados; – capacitam-nos a vencer os desafios da vida escolar; – e preparam-nos a ascender pessoal e profissionalmente.

Possíveis soluções (incentivos) para a criação de hábitos de leitura (competência V do Enem): – valorização das atividades de leitura nas primeiras séries escolares; – barateamento dos livros com a isenção de impostos às editoras; – maior acessibilidade a bibliotecas públicas e particulares, inclusive nos finais de semana e feriados; – maior disponibilização e divulgação de livros pela internet.

Redação do primeiro parágrafo: Rotinas diárias de leitura são importantes à formação e à informação dos jovens (apresentação do tema), pois fornecem-lhes valores éticos e morais (apresentação do 1º argumento),  mantêm-nos atualizados (apresentação do 2º argumento),  capacitam-nos a vencer os desafios da vida escolar (apresentação do 3º argumento) e, principalmente, (conectores de adição e ênfase + apresentação do 4º argumento) preparam-nos a ascender pessoal e profissionalmente.

Redação dos parágrafos do desenvolvimento: reapresentar e expandir cada argumento apresentado na Introdução com exemplos, citações, fatos históricos, aplicação de dados estatísticos e outros recursos.

Redação da conclusão: confirmar a tese do texto, apresentar possíveis soluções para o maior estímulo aos hábitos de leitura dos jovens e emitir uma apreciação final.

Agora é com você!

Não deixe de treinar a produção textual pelo menos duas vezes por semana.

Bons estudos!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!