O que o corretor de texto espera de você

Esteja atento(a) aos detalhes que diferenciam a sua prova das demais.

Leia com muita atenção o Manual do Candidato que lhe será entregue com a confirmação da sua inscrição.

Importante também será considerar as últimas tendências da organização responsável pela elaboração das provas, particularmente com relação à questão de Redação.

Para tal, analise as questões dos últimos cinco anos para ter boa ideia de como têm sido elaboradas as propostas.

Diante de uma proposta de redação não se precipite.

Lembre-se sempre de que você estará sendo avaliado inicialmente quanto à sua capacidade de leitura, intelecção e interpretação do enunciado e depreensão das servidões que o pedido impuser-lhe.

Depois, sim, você será observado quanto à desenvoltura linguística, ao poder de análise e síntese, à coerência e ao descortino, dentre os principais aspectos.

Por isso é importante conhecer não apenas as técnicas de produção textual, mas também saber muito bem interpretar enunciados.

Além de muito bem interpretar os enunciados, você deverá revelar ser capaz de tomar posicionamentos críticos sobre os assuntos em pauta nas questões de Redação e de sustentá-los com argumentos precisos e coerentemente articulados.

O seu texto não precisa estar rebuscado com figuras de linguagem e palavras eruditas, até porque o artificialismo poderá ser-lhe prejudicial.

Adote estilo próprio de escrever, creia no seu potencial e na sua criatividade; apenas inspire-se nos outros, mas não tente copiá-los.

Estude com afinco e aplique tudo o que aprender. Não se intimide, seja você mesmo(a)!

Uma boa lembrança: simplicidade é virtude. Assim, um texto de concurso deve dar o seu recado na medida certa, sem devaneios nem excessos.

Não confunda, entretanto, simplicidade com pobreza de ideias, pois enquanto esta denigre o texto, aquela o torna virtuoso pelo fácil entendimento que proporciona ao leitor.

Busque uma linguagem predominantemente denotativa, clara e objetiva, preferencialmente do tipo SPC (Sujeito – Predicado – Complementos, nessa ordem), sem rodeios desnecessários e sem  “gorduras textuais” (todo adereço literário que possa ser tirado do texto sem lhe causar prejuízos).

Use as figuras de linguagem com moderação.

Não queira “virar” bom escritor da noite para o dia. A maturidade linguística estará a caminho em um processo que para alguns é longo, para outros, nem tanto.

Faça a analogia com a decolagem de um avião, que, para alçar voo, precisa taxiar na pista antes de empreender grande velocidade. Já o foguete, diferentemente, alça voo verticalmente pela ação de seus motores de propulsão.

Em se tratando de produção textual, não espere alcançar as alturas sem antes taxiar e ganhar muita velocidade, o que significa dizer que necessário será passar por um processo de aprendizagem e aquisição de condicionamento antes de chegar a um nível de performance linguística satisfatório.

Agora é com você! Bons estudos!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!