Empregue adequadamente cada modo e tempo verbal

Empregar adequadamente cada modo e tempo verbal é um ponto crucial diante do qual você não pode vacilar.

Imagine uma Linha do Tempo (LT) sobre a qual sejam assinalados os Marcos Históricos do Texto (MHT) passado, passado do passado e futuro , todos referenciados ao Momento da Fala (MF).

Tomados em relação a esse MF, os fatos históricos poderão estar, na LT, assim posicionados:

  • 1ª) ser simultâneos ao MF: nesses casos, o tempo verbal mais recomendado é o presente do indicativo. Ex.: A inflação está fora de controle.
  • 2ª) ser anteriores (ações já terminadas) ao MF: flexione o verbo no pretérito perfeito. Ex.: A inflação esteve fora de controle.
  • 3ª) ser posteriores (ações a se realizarem) ao MF: utilize o verbo no futuro do presente. Ex.:  A inflação estará fora de controle.

Referenciados ao Marco Histórico Passado (MHP, anterior ao MF da LT), as seguintes situações poderão ocorrer:

  • 1ª) os fatos estão no passado em relação ao MF e são simultâneos ao MHP: conjugue o verbo no pretérito imperfeito. Ex.: Em 2008 a inflação esteve fora de controle.
  • 2ª) os fatos estão no passado em relação ao MF e são anteriores ao MHP (no passado de outro passado): flexione o verbo no pretérito mais-que-perfeito. Ex.: Em 2007 a inflação já estivera fora de controle (tinha estado ou havia estado) até chegar a níveis preocupantes no ano seguinte.
  • 3ª) os fatos continuam no passado em relação ao MF, mas são futuros em relação ao MHP: o verbo deverá estar no futuro do pretérito. Ex.:  Depois do choque inflacionário de 2008, os preços dos bens de consumo ainda continuariam fora de controle nos anos seguintes.

Em relação ao Marco Histórico Futuro (MHF, sempre referenciado ao MF), outras seguintes situações poderão ocorrer:

  • 1ª) os fatos estão no futuro e são concomitantes ao MHF: use o verbo “estar” no futuro de presente, seguido do gerúndio do verbo principal. Ex.:  A inflação estará atingindo níveis insustentáveis ao final do ano.
  • 2ª) os fatos continuam no futuro em relação ao MF, mas são anteriores ao MHF: empregue o verbo “ter” no futuro do presente, seguido do particípio do verbo principal. Ex.:  A inflação terá atingido níveis insustentáveis ao final do ano.
  • 3ª) os fatos são  futuros em relação ao MF e posteriores ao MHF: conjugue o verbo no futuro do presente. Ex.: A inflação atingirá níveis insustentáveis depois do final do ano.

Olho vivo!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!