Quem tem método já sai na frente

Alguns detalhes fazem a diferença na hora da prova, dentre os quais a aquisição de um método seguro e eficaz  a ser seguido antes da abordagem da Questão de Redação e da produção textual propriamente dita.

Em sua fase de preparação para o concurso, Enem ou vestibular para o qual você esteja se preparando, é preciso treinar a aplicação de diferentes rotinas para o enfrentamento de cada tido de questão.

Para a produção de textos argumentativo-argumentativos, será necessária a elaboração de esquemas que facilitem o delineamento da linha de pensamento e argumentação para responder ao  pedido da Questão de Redação.

Pense numa introdução que seja simples – não confunda com simplista – e interessante, que  apresente de uma forma bem clara a sua opinião (tese) sobre o assunto levantado pela questão e os argumentos que irão sustentá-la, além do plano de curso e do(s) objetivo(s) do texto.

A seguir, planeje parágrafos mediais que retomem esses argumentos apresentados na introdução e os desenvolvam com a citação de comentários, constatações, exemplos, dados estatísticos, analogias e quaisquer outros recursos.

Para encerrar, crie um parágrafo conclusivo que reafirme a opinião já emitida na introdução (com outra construção frasal), ofereça soluções ao problema tratado no texto (se for o caso) e, finalmente, arremate o texto.

Em nossos livros, você poderá encontrar exemplos de textos que aplicaram o esquema sugerido acima, dentre outros.

Agora é com você: procure produzir pelo menos duas redações de até 30 linhas por semana que possam ser avaliadas por quem entenda do assunto.

Lembre-se: em situação de prova, quem tem método já sai na frente, pois torna-se capaz de tirar o melhor proveito possível de suas abordagens. E melhor: sem muito esforço!

Não confie no NHS (Na Hora Sai!)!

Acredite no seu método!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!