Como dissertar com posicionamento favorável a assunto polêmico

Tema polêmico, você bem sabe, é todo aquele que admite diferentes posicionamentos em torno dele, a exemplo da adoção da pena de morte no Brasil.

Se você tiver posicionamento favorável à polêmica estabelecida, sugerimos o seguinte esboço para dissertações de até 30 linhas:

  • Introdução: breve contextualização (se for o caso) + apresentação da tese (o seu posicionamento crítico favorável à polêmica da questão) + plano de curso do texto (como o texto será desenvolvido, se for o caso) + objetivo(s) do texto (se for o caso).
  • 2º parágrafo: análise dos aspectos desfavoráveis à polêmica.
  • 3º parágrafo: análise dos aspectos favoráveis à polêmica (com maior ênfase).
  • Conclusão: expressão inicial (facultativa) + confirmação da polêmica + reafirmação do posicionamento favorável em relação à polêmica + apresentação de soluções à situação-problema da questão (se for o caso)  + apreciação final.

Qual a sua opinião, por exemplo, sobre a redução da maioridade penal aos 16 anos no Brasil?

Mesmo que você seja favorável à questão, não deixe de considerar as opiniões contrárias à sua. Tudo por uma questão de bom-senso.

Não deixe, entretanto, de enaltecer o seu ponto de vista mediante o uso de uma linguagem retilínea, vigorosa e convincente (com o cuidado de não cair no radicalismo!).

Bons estudos!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!