Lembre-se do tripé para dissertar com equilíbrio

No dia a dia você já percebeu ser o tripé a melhor forma de sustentar e equilibrar objetos que necessitam de boa estabilidade, a exemplo de uma máquina fotográfica.

No texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas não é diferente.

Quando você sustenta a tese com três argumentos relevantes que sejam desenvolvidos em também três parágrafos distintos e na ordem crescente de importância, a sua dissertação tem tudo para ficar bem equilibrada.

Observe as seguintes possíveis introduções de textos dissertativo-argumentativos de até 30 linhas:

  • Exemplo 1: A verdadeira amizade é marcada pela sinceridade (argumento 1), disponibilidade (argumento 2) e, principalmente, (conectores de adição e ênfase) comprometimento entre as partes. (argumento 3)
  • Exemplo 2: Todo trabalho deve ser desenvolvido não somente com devoção (argumento 1) e inteligência (argumento 2), mas, sobretudo, (conectores de adição e ênfase) com esmero (argumento 3)
  • Exemplo 3: Para escrever bem é preciso adquirir rotina de leituras (argumento 1), estar atento a tudo que acontece mundo afora (argumento 2) e, acima de tudo,(conectores de adição e ênfase) treinar com afinco a produção textual. (argumento 3) 

O que fazer no prosseguimento de cada suposto texto?

Basta o seguinte:

  • reapresentar e desenvolver os três argumentos citados na Introdução em seus respectivos parágrafos mediais (segundo, terceiro e quarto);
  • ao final, no quinto parágrafo, concluir a redação com a confirmação da tese, apresentação de soluções à situação-problema da questão (se for o caso) e emissão de uma apreciação final.

Agora cabe a você treinar, treinar e …treinar!

Vamos lá?

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!