Você sabe diferençar texto expositivo de argumentativo?

É importante que você faça distinção entre textos expositivosargumentativos.

Os primeiros têm por objetivo expor, explanar, explicar ou interpretar ideias.

Os segundos visam sobremaneira a convencer o leitor ou ouvinte a acatar o ponto de vista do dissertador e a abraçar o seu modo de ver o mundo ou de entender determinada questão.

Na simples exposição, podemos até apresentar o nosso posicionamento crítico, mas sem fazer uso da persuasão como forma de convencimento do interlocutor.

Por exemplo, quando nos reportamos à qualidade do futebol brasileiro a um estrangeiro sem a intenção de fazê-lo crer que a nossa seleção seja a melhor do mundo, estamos apenas expondo o conteúdo.

Já na argumentação, aproveitando o mesmo exemplo, além de procurarmos formar a opinião do ouvinte ou leitor de que a nossa seleção seja a melhor do mundo nesse esporte, precisaremos provar o que afirmamos.

Por essa razão, o tom do texto argumentativo deve ser firme, objetivo, convincente e, por vezes, até provocante.

Isso não ocorre em meras exposições, já que nelas o foco é apenas apresentar algum conteúdo, e não necessariamente convencer o leitor.

Em vestibulares, concursos e no Enem, você já sabe muito bem, prevalecem as questões de redação que pedem a produção de textos argumentativos.

Por esse motivo, é bom que você esteja bem seguro(a) do emprego das técnicas de redação adequadas a esse gênero e do uso de linguagem que induza o leitor a reconhecer o mérito dos seus posicionamentos críticos.

Para chegar a esse nível de convencimento, você deverá emitir uma tese (opinião sobre o assunto) e sustentá-la com dois ou três argumentos (para textos de até 30 linhas).

Os argumentos devem estar muito bem articulados e firmados por uma linha de raciocínio lógica e evidências comprobatórias do que você esteja afirmando ou negando (exemplos, fatos, dados estatísticos, citações).

Quer saber mais? Em nossos livros, você poderá aprofundar o estudo!

Quanto ao mais, é treinar, treinar e…treinar!

 

 

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.