Avalie a conveniência de delimitar ou não o tema

Em textos dissertativo-argumentativos, o seu posicionamento a respeito de determinado assunto, além de conciso, preciso, claro, afirmativo e suficientemente específico, pode ser delimitado.

Dependendo da amplitude do tema considerado, se a delimitação não acontecer, o texto poderá tomar a feição de uma redação evasiva.

Sendo assim, você deve treinar também a delimitação de temas como importante exercício a uma adequada e justa abordagem de cada questão.

Tome isto como regra: antes de desenvolver um tema, é preciso avaliar a conveniência  de impor-lhe ou não limites dentro dos quais você dissertará.

Em algumas questões essa delimitação já vem imposta pelo próprio pedido. Exemplo: Disserte a respeito da evasão escolar de alunos da escola pública na faixa de 14 a 25 anos.

Diante de uma proposta como essa, não há o que delimitar, pois as imposições do pedido já fazem isso.

Caso, no entanto, o enunciado da questão não lhe imponha limites, caberá a você assumir essa responsabilidade (ou direito).

Exemplo: Disserte a respeito da evasão escolar de alunos da escola pública.

Observe que esse novo pedido ficou muito mais amplo do que o anterior, uma vez que o seu enunciado não impôs  limites ao assunto.

Dessa forma, uma decisão você deverá tomar: abordar o tema com  amplitude irrestrita, tratando a questão da evasão escolar como um todo, ou, o que seria recomendável, delimitá-lo por faixa etária, por regiões do Brasil, por níveis socioeconômicos e assim por diante.

Delimitado ou não o tema, conforme cada caso, o próximo passo será formalizar a tese a ser desenvolvida mediante relações de implicação entre os diferentes parágrafos mediais do texto.

Desenvolver uma tese, assim, significa expandir a sua opinião sobre o assunto apresentado, de forma sustentável, crível e convincente, numa linguagem impessoal, clara, concisa e objetiva.

Isso pode se dar, como vimos, de maneira irrestrita ou delimitada. Cabe a você decidir.

Agora é treinar!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.