Por onde começar a prova, pela redação?

Essa é uma pergunta recorrente de candidatos a concursos, vestibulares e exames cujas provas são mistas, a exemplo da do Enem.

Trata-se de uma questão muito pessoal.

Três possíveis atitudes poderão ser tomadas:

# escrever o rascunho e passar o texto a limpo antes de ler as questões objetivas.

# escrever o texto somente até finalizar o rascunho; deixar para os minutos finais o passar a limpo do texto.

# realizar a prova rigorosamente na ordem de apresentação das questões e deixar a redação para o final, da elaboração do rascunho à transposição do texto para a folha oficial.

Para saber qual das atitudes possa ser a melhor para você, será preciso treiná-las para optar por aquela que lhe traga mais segurança, conforto e resultados.

Daí  a importância dos simulados e dos trabalhos domiciliares, pois candidato(a) bem treinado(a) é candidato(a) seguro(a) quanto ao que fazer ou deixar de fazer no dia da prova.

Os nossos livros Redação para Vestibulares, Concursos e Enem e Dissertação Nota Mil aprofundam considerações sobre essa questão.

Bons estudos!

 

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!